Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

domingo, 22 de julho de 2012

Federalismo?


Hoje terminou a 99ª Volta à França em bicicleta consagrando pela primeira vez um ciclista britânico como vencedor. Bradley Wiggins de seu nome tem a curiosidade de ter nascido em Gent na Bélgica em Abril de 1980, filho de uma inglesa e de um australiano que praticou ciclismo e incutiu no filho o gosto pela modalidade. Percorreu o mundo na sua infância e quando pegou na bicicleta foi para ser corredor de pista, ganhando nos Jogos Olímpicos, seis medalhas, das quais três são de ouro.
O que me leva hoje a falar da Volta francesa além de Bradley Wiggins é do público que acompanhou na estrada, aos milhares, diariamente durante três semanas a corrida. Como é que eles se manifestavam?

Com bandeiras, umas maiores outras mais pequenas, e comecei a registar a origem delas. Desde a Grécia, República Checa, Brasil ou México que não tinham ciclistas em prova, de Portugal, Espanha, França, Luxemburgo, Bélgica, Holanda, Irlanda, Reino Unido, Suíça, Áustria, Itália, Eslovénia, Croácia, Alemanha, Polónia, Eslováquia, Dinamarca, Noruega, Suécia, Ucrânia, Estónia, Bielorrússia, Rússia, Cazaquistão, África do Sul, Argentina, EU América, Canadá, Japão, Austrália e Nova Zelândia com atletas na corrida e muitas outras bandeiras como as nacionalistas do País Basco ou da Bélgica, entre outras.

O que me admirou foi a ausência da bandeira, que reúne uma população de 300 milhões de habitantes na europa e que eu não a via em lado algum. Apareceu no sábado, no contra-relógio da penúltima etapa, uma bandeira em cima de uma caravana, a bandeira da União Europeia. Logo pensei que estava na presença de um funcionário manga-de-alpaca que trabalhava na comunidade.

Enquanto alguns políticos de aldeia pretendem avançar para um estado federado e se possível sem auscultar as populações, estas numa das maiores e mais populares provas desportivas, respondem com a sua bandeira dizendo, esta federação, não obrigado. Baía da Lusofonia

Sem comentários:

Enviar um comentário