Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Pilar

Meus amigos e minhas amigas
Quero saudar todos os participantes da IXª Conferência de Chefes de Estado e do Governo da Comunidade de Países da Língua Portuguesa. Agradeço ao Secretário Executivo da CPLP Domingos Simões Pereira e ao júri que me escolheu para receber o prémio José Aparecido de Oliveira.
Sinto-me honrado de compartilhar esta distinção com mulheres e homens, lutadores anónimos que se dedicam quotidianamente à promoção e valorização da língua portuguesa e da CPLP. Os ideais que inspiram o prémio colhem do legado de José Aparecido de Oliveira. Ele integrou uma geração ilustre de brasileiros que fez da aproximação entre os nossos países uma prioridade. Foi um percursor da integração linguística social e cultural da lusofonia, defendeu com tenacidade o estabelecimento da CPLP, foi um verdadeiro combatente que se integrou desde a primeira hora a essa missão, o seu exemplo de perseverança é fonte de inspiração.
A CPLP é muito especial para o Brasil. Não vejo nela apenas uma organização internacional, somos uma comunidade, uma comunidade construída a partir do conceito de solidariedade e com união de valores objetivos amalgamada por uma língua comum. Somos oito países com mais de 245 milhões de habitantes distribuídos por quatro continentes, estamos comprometidos com a democracia, o desenvolvimento e a justiça social. A CPLP nos ajuda a transformar a nossa identidade linguística e cultural, cada vez mais, em uma realidade com voz e peso no cenário internacional.
Ela tem-se revelado um eficiente instrumento de atuação política e diplomática, por meio dos seus estados membros e do secretariado executivo. A nossa organização foi fundamental em apoiar a pacificação e a construção pós conflito em Timor Leste e Guiné Bissau, bem como nos esforços para sensibilizar a comunidade internacional para a situação nesses países.
A CPLP está completando 16 anos, precisamos de valorizá-la em todas as esferas, o Brasil dá grande importância à cooperação bilateral para explorar o potencial da nossa língua comum, precisamos seguir investindo na qualificação das próximas gerações, por isso estive particularmente empenhado na instalação da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira UNILAB no município de Redenção no estado do Ceará.
Meus amigos e minhas amigas
Recebo este prémio, não tanto como homenagem à minha trajetória pessoal, sindical e política, mais como o reconhecimento das conquistas recentes da Lusofonia. Há muito ainda a avançar. Tenho a certeza que a IXª Conferência de Chefes de Estado e do Governo ora em curso, será mais uma oportunidade para se explorar novas ideias de cooperação. Vamos sobretudo adotar medidas práticas para difundir a língua portuguesa, fazendo dela cada vez mais a voz da nossa Comunidade, a viga mestre do espaço comum que estamos construindo. Muito Obrigado. Lula da Silva – Brasil
Discurso de agradecimento pelo recebimento do prémio José Aparecido de Oliveira pelo ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva, apresentado durante a IX Conferência da CPLP em Maputo - Moçambique


Sem comentários:

Enviar um comentário