Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Século

Nos últimos dias a Colónia Balnear Infantil O Século em São Pedro do Estoril voltou às páginas dos jornais e pelo pior motivo, a ausência de condições para oferecer umas férias merecidas na praia a crianças carenciadas. Noutros tempos milhares de crianças de todo o país beneficiavam desta Colónia Balnear que tinha no director do jornal O Século, João Pereira da Rosa, um homem que se preocupava que a instituição tivesse todas as condições para alojar condignamente as crianças.
Vieram-me à memória os tempos da minha meninice, quando no final da década de cinquenta do século passado visitava estas instalações acompanhando os meus tios avós que todos os anos visitavam as instalações de São Pedro, onde num turno de férias se encontravam umas crianças nossas conhecidas, que viviam precariamente no bairro de Campo de Ourique em Lisboa.
As instalações eram abertas às visitas que podiam observar como na realidade eram tratados os jovens, e os sorrisos estampados nas faces das nossas amigas, demonstravam a alegria que era estar uns dias na Colónia, fora dum espaço difícil, de uma cave do nº 43 da Rua Carlos da Maia. Todos os anos diziam que queriam voltar no verão seguinte.
Nós, os lisboetas, sabíamos que a fonte principal de receita para esta Obra era a Feira Popular e quando chegou a hora das negociatas aos terrenos de Entrecampos, percebeu-se logo que seria a Colónia Balnear a mais sacrificada de um negócio de políticos.
Felizmente as notícias alertaram uma nobre pessoa que perante o que estava a ler, indignou-se e resolveu tomar a iniciativa de ajudar a Fundação que herdou esta Colónia de Férias Infantil. Aqui ficam registadas as palavras do benemérito: “Fui educado desde miúdo a ajudar os outros. Acho que tenho de devolver à sociedade aquilo que ela me permitiu ter.” Baía da Lusofonia

Sem comentários:

Enviar um comentário