Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 8 de setembro de 2012

Desafios

“Este também é um período importante da história. De um lado, vimos os povos na chamada Primavera Árabe reafirmarem, com energia e sede de liberdade, o valor da governança democrática para a felicidade coletiva e o bem-estar social.

Do outro lado, trabalhadores e trabalhadoras tornam-se as grandes vítimas da crise econômica internacional, em especial no Velho Mundo.

Eles são penalizados por erros de uma minoria tão poderosa quanto imprudente. Apenas soluções criativas e políticas voltadas para a justiça social e para o fortalecimento da democracia poderão resolver esse impasse do nosso tempo.

Em dias desafiadores como esses em que vivemos, precisamos cultivar a memória das lutas e dos exemplos encarnados por Nelson Mandela.

Este homem, que acabou de comemorar seus 94 anos, comungou com o amor e a esperança de seus irmãos, soube mobilizar as pessoas sem ódio e fortalecer a união de sua gente para enfrentar barreiras políticas e econômicas de seu país. Até então, isso parecia impossível. A força do legado de Mandela, um dos maiores líderes da nossa história, precisa estar nos corações e mentes de cada um de nós.

Neste dia de fraternidade, alegria e luta, quero mandar a vocês, daqui do Brasil, um abraço forte, e agradecer de todo o coração a honra que me concederam. É uma pena não estar aí para ouvir a voz de todos os presentes. Saibam que, apesar da distância, meus melhores desejos e minha esperança estão com vocês.” Lula da Silva - Brasil

Sem comentários:

Enviar um comentário