Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

domingo, 14 de outubro de 2012

Exclusão


“As estatísticas assinalam quase sempre demasiados crimes nas áreas urbanas mais carenciadas. Porém, a violência e, especialmente, a violência urbana pode também ter origem na desestruturação familiar. A ausência de afecto é capaz de empurrar uma criança (ou um adolescente) para a marginalidade. A violência doméstica (e, também, a fora do lar) pode, igualmente, gerar desestruturação familiar. Estudos sociológicos feitos em diversos países conduzem a esse resultado.

Há crianças e adolescentes que se tornam marginais por falta de êxito escolar. Essa falta torna-os frustrados, gera um ímpeto de vingança sobre professores, sobre os funcionários do estabelecimento escolar, e mesmo até sobre os colegas. Recordo-me de ter lido relatos de crimes hediondos, crimes em massa cometidos por ex-alunos de determinada escola. São crimes congeminados durante algum tempo – até que os seus autores espreitem a melhor oportunidade para os cometer. Os criminosos deixam registos magnéticos dos actos de preparação.

O desemprego também gera frustração. Se demasiado prolongado, o desemprego provoca uma perda progressiva de auto-estima. Daí pode-se ir por um curto caminho até à prática de actos marginais. Não haja dúvidas que o desemprego é um dos grandes cancros das sociedades urbanas.

Se conjugado o desemprego com a propagação de certos modelos de consumo, estão criadas as condições para a disseminação, entre os jovens, de métodos ilícitos alternativos que lhes permitem obter recursos para o desejado consumo. É a prática da expressão quem não tem cão, caça com gato… .” Pinto de Andrade - Angola

Sem comentários:

Enviar um comentário