Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Ops!


“Nos últimos meses estive em vários liceus de secundário a mostrar os alunos e alunas que a nossa língua, contradizendo algumas informações que lhes chegavam, é uma oportunidade de grande valor. Este ateliê, que nasceu de uma ideia do Carlos Figueiras, transformou-se, depois de várias reuniões e reflexões, no Ops!, cujo site, da autoria de Eugénio Outeiro, lançamos hoje.

Ops! é o que exclamamos quando nos apercebemos de algo que já sabíamos mas não alcançávamos a lembrar. Ops! é um ateliê para mostrar a alunos e alunas do nosso sistema educativo que a nossa língua é:

1) uma entrada privilegiada para aceder ao mundo em português

2) a nossa vantagem competitiva no quadro espanhol e europeu.

Ops! nasce por várias razões. Um dos dissabores que me ficou depois de ter finalizado o sistema educativo obrigatório é que nenhum dos 60/70 professores que tive dedicasse quinze minutos a revelar-nos que a língua de Portugal e do Brasil, e portanto as suas sociedades e as suas obras, estavam ao nosso alcance. Ops! vai ao encontro desta carência mas não só:

Nasce para pôr em valor a língua da Galiza, fazendo ver a sua potencialidade e contrabalançando os preconceitos que a subvalorizam.

Nasce porque o português é a sexta língua mais falada no mundo, oficial em 4 continentes e 8 países, sendo um deles o Brasil, uma potência emergente.

Nasce porque o plurilinguismo vai ter cada vez mais valor, promovido pela globalização e as instituições políticas (a começar pela União Europeia).

Nasce porque é em épocas de crise quando é mais preciso afinar onde vamos investir os nossos recursos e depositar a nossa atenção. Afinal, quer uns, quer outros, são limitados.

O ateliê é desenvolvido em português de Portugal ou do Brasil para afirmar a nossa internacionalidade e está dividido em quatro partes. Na primeira revelamos como podemos ler os textos em português à galega. Na segunda mostramos o mundo que se expressa em português e o que temos a ganhar como galegos e galegas. Na terceira, Ops!, lembramos o muito que sabemos mas convidamos a manter a atenção e aprofundar no estudo, e na última trabalhamos com sites que podem permitir que os alunos e as alunas aprendam por eles mesmos, de forma autónoma.

Ops! conta com o seguinte corpo docente para além do coordenador, Valentim R. Fagim, e são Eugénio Outeiro, Antia Cortiças, Noemi Pinheira, Kike Martins e Breogám Vila. A nossa função é comunicar uma boa notícia: a nossa língua é mundial.

Na atualidade, vários concelhos galegos contrataram Ops!: Vigo, Ponte Vedra, Moanha, Redondela, a Corunha, Melide e Ourense bem como centros educativos da Fonsagrada, Cea, Alhariz, Arçua, Lousame e o Barco.

Frente ao preconceito, Ops!” Valentim Fagim – Galiza in “Portal Galego da Língua”

Sem comentários:

Enviar um comentário