Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Reguadas



            Esta semana foi notícia na comunicação social o processo levado a tribunal por um casal em virtude do seu filho de oito anos de idade, ser castigado na sala de aulas com reguadas infligidas pela professora de 68 anos.

            Em pleno séc. XXI estas notícias surpreendem, pois já não é de esperar num sociedade desenvolvida acontecerem acções destas, principalmente nos países de vivência democrática, mas efectivamente esta prática era muito comum no século passado, particularmente quando se vivia em ditadura.

            Recordo-me na minha juventude, quando frequentava a escola primária, hoje 1º ciclo, haver uma professora que abusava da sua régua, para praticamente todos os dias, “afinfar” nos seus estimados alunos, uma quantas reguadas.

Nesta história que agora estou a contar, havia um protagonista, que servia de exemplo para todos os quarenta e tal colegas, naquela altura as turmas tinham um número elevado de alunos, levando sempre mais reguadas para servir de exemplo. Esse jovem que era contemplado com tanta agressividade era simplesmente o filho da professora!

Felizmente que vivemos no séc. XXI e determinadas prepotências de quem nas suas funções tem um qualquer poder, estão hoje limitadas, principalmente pela actuação da comunicação social, mas não podemos esquecer que há sociedades que ainda não alcançaram, em termos de desenvolvimento este século e havendo outras, embora com tecnologia muito avançada vivem nos nossos tempos em épocas muito atrasadas. Baía da Lusofonia

Sem comentários:

Enviar um comentário