Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Convite


A convite do Presidente da República da Guiné Equatorial Teodoro Obiang, o Secretário Executivo da CPLP Murade Murargy deslocou-se na passada quinta-feira, 31 de Janeiro de 2013, a Malabo capital da Guiné Equatorial.

Murade Murargy foi acompanhado pelo Director-Geral Hélder Vaz Lopes nesta visita à Guiné Equatorial, país que tem o estatuto de “Observador Associado” para se inteirar da evolução do processo de adesão a membro de pleno direito da CPLP.

Recorde-se que o governo em sintonia com a maioria dos partidos da oposição marcou recentemente eleições para o Parlamento e Senado a realizar no próximo dia 26 de Maio, cumprindo deste modo, uma das formalidades imposta pela CPLP para a efectivação da adesão. 

O Primeiro-ministro Vicente Ehate Tomi recebeu em audiência o Secretário Executivo Murade Murargy onde avaliaram o cumprimento dos trâmites da adesão. Presentes na reunião estiveram também a Embaixadora para a Lusofonia no Ministério dos Assuntos Exteriores, Isabel Oyana Ayomo e o Director-Geral do Gabinete do Primeiro-ministro, Juan Andrés Meha.

Depois deste encontro o Secretário Executivo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, acompanhado da Embaixadora para a Lusofonia Isabel Oyana Ayomo, deslocaram-se ao gabinete da Ministra da Educação e Ciências, Maria del Carmen Ekoro, onde analisaram a implementação da língua portuguesa nos centros educativos da Guiné Equatorial. Presentes, além da Ministra, estiveram o Reitor da Universidade Nacional da Guiné Equatorial, Carlos Nsé Suga, o Secretário-Geral do Ministério da Educação, Miguel Esono Mansogo e os Directores do Planeamento Educativo do Ensino Primário.

Murade Murargy apresentou a disponibilidade da CPLP cooperar no incremento da língua portuguesa nos centros educativos e a Ministra da Educação afirmou que o plano de acção para a implementação da língua portuguesa já está elaborado e é composto de 17 actividades, faltando pequenos detalhes para entrar em laboração. Na próxima segunda-feira, dia 04 de Fevereiro, Murade Murargy será recebido pelo Presidente da República Teodoro Obiang. Baía da Lusofonia

Sem comentários:

Enviar um comentário