Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Cúpula

        
            Inicia-se hoje, 20 de Fevereiro de 2013, no Palácio de Conferências de Sipopo, em Malabo, capital da Guiné Equatorial, a III Cúpula América do Sul – África que decorrerá até ao próximo dia 23 de Fevereiro.

            Nos dois primeiros dias estarão em debate vários temas relacionados com a agricultura, inovação e assuntos da agenda internacional como a reforma da ONU e dos organismos financeiros internacionais, a cargo de altos funcionários dos 66 países presentes, 54 africanos e doze da América do Sul. Irá realizar-se também no dia 21, uma mesa redonda sobre infraestruras, energia e transportes.

            Entre os países presentes, encontram-se o Brasil, Angola, Moçambique, Guiné Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, membros da CPLP, estando confirmada a presença da presidente do Brasil, Dilma Rousseff e do presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca.

            A Cúpula América do Sul – África foi criada em 2006 por proposta da Nigéria e que a diplomacia brasileira apadrinhou, assumindo na altura o governo do presidente Lula da Silva, como um instrumento determinante na aproximação entre o continente africano e sul-americano. A 1ª Cúpula realizou-se em Abuja, capital da Nigéria em 2006, seguindo-se a 2ª Cúpula em Porlamar, no norte da Venezuela em 2009.

            Asseguraram já a sua presença em Malabo, além dos já mencionados, o presidente da Bolívia Evo Morales, os presidentes do Suriname e Guiana que participarão na sessão plenária de Chefes de Estado que acontecerá na próxima sexta-feira, dia 22, em Malabo, durante a qual, os participantes trabalharão em sessão privada, sobre o tema “Estratégias e Mecanismos para fortalecer a Cooperação Sul-Sul”. Baía da Lusofonia


Sem comentários:

Enviar um comentário