Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Festival


                                               Festival de Música do Monte

De 1 a 3 de Fevereiro, a Capela de Nossa Senhora do Monte, em Velha Goa, é palco da 11ª edição do Festival de Música do Monte, uma organização da Fundação Oriente e do Cidade de Goa Resort. Este festival de música indiana e ocidental decorre no adro e no interior da capela seiscentista recuperada pela Fundação.

Durante três dias, a Capela de Nossa Senhora do Monte, em Velha Goa, é palco da 11ª edição do Festival de Música do Monte, uma organização conjunta da Fundação Oriente e do Cidade de Goa Resort e que conta com o apoio de diversas entidades locais.

A decorrer de 1 a 3 de Fevereiro, este festival de música indiana e ocidental, decorre, ao cair das tardes, no interior da capela e no adro. Artistas indianos e estrangeiros reúnem-se neste local único, com o rio Mandovi a servir de pano de fundo, para celebrarem a música e o património. Este ano, o festival conta com actuações de artistas da Índia, Macau, Estados Unidos e Portugal. O fadista português Marco Rodrigues actua no último dia do festival com um concerto intitulado Tantos Fados.

O Festival de Música do Monte teve início em 2002, no seguimento do restauro da capela levado a cabo pela Fundação Oriente, a pedido do Governo de Goa.

Exemplar do maneirismo da primeira metade do século XVI, de uma elegância e refinamento estilístico pouco comuns nas suas congéneres do Portugal europeu da época, a capela é o mais perfeito exemplo de uma arquitectura que não é portuguesa, nem espanhola ou italiana, mas sim goesa. O templo encontrava-se praticamente em ruínas quando a Fundação Oriente tomou conta da sua recuperação. Foram 30 meses de um trabalho minucioso levado a cabo por técnicos portugueses e indianos.

Com uma origem que remonta a 1519, a capela foi erigida no local onde, segundo a tradição assinalada por uma lápide, se teria colocado a artilharia muçulmana que, em 1510, se opôs às tropas de Afonso de Albuquerque que atacavam a cidade. Fundação Oriente - Goa

FESTIVAL DE MÚSICA DO MONTE


Sem comentários:

Enviar um comentário