Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 13 de março de 2013

Treviño

            O Condado de Treviño é um território com uma área aproximada de 261 km2, situado no norte de Espanha, tendo a particularidade de ser um enclave de Castela e Leão em terras do País Basco.

            Quando Afonso VIII de Castela conquistou as terras de Álava por volta do ano de 1200, negociou a adesão do Condado de Treviño para as cortes castelhanas, situação que veio a ser confirmada, na reforma administrativa do território em Novembro de 1833.

            Agora, a população do Condado de Treviño, que já por duas vezes, tentou a sua integração no País Basco, a última a 08 de Março de 1998, pretende novamente a sua saída da região de Burgos, cuja cidade fica a mais de cem quilómetros e é território de Castela e Leão, para passar para a região de Álava, País Basco, cuja capital Victória dista apenas 20 Km deste condado e onde está inserido Treviño, que não tem ligação directa com Castela e Leão. O Alcaide de Treviño, Ignacio Portilla, pretende seguir todos os trâmites legais para a transferência do seu município de Castela e Leão para o País Basco.

        No momento em que a Catalunha está a estudar a melhor data para a realização do referendo para a independência que tudo indica será no mês de Maio de 2014 na altura das eleições europeias, outros conflitos de menor dimensão, estão a preocupar as autoridades centrais de Madrid, como é o caso do Condado de Treviño, situação que não é virgem em Espanha, como os casos de Trucios Villaverde e Ademuz Canto.


         Depois  de termos assistido na década  noventa do  século passado a grandes alterações no leste europeu, poderemos estar a presenciar um início de mudanças no ocidente da Europa, onde também não é assunto encerrado, o problema fronteiriço de Olivença entre Portugal e Espanha. Baía da Lusofonia

Sem comentários:

Enviar um comentário