Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Competitividade 2013

Portugal e Brasil, os únicos países lusófonos classificados no Índice de Competitividade Mundial 2013, divulgado hoje, 30 de Maio de 2013 pelo International Institute for Management Development (IMD) na Suíça, caem cinco posições em relação ao ano anterior.

Portugal está agora na 46ª posição, 41º lugar no ano passado, foi ultrapassado pelas Filipinas, indonésia, Rússia, Perú e pela estreante na classificação Letónia. O Brasil encontra-se no 51º posto, antes era 46º, tendo perdido posições para a Rússia, Eslováquia, Colômbia e Ucrânia, além da Letónia.

Ambos os países estão no grupo dos perdedores, ao caírem pelo menos cinco lugares entre 1997 e a classificação actual. O IMD considera que Portugal não diversificou a sua indústria e não conseguiu controlar os gastos públicos. O Brasil tem sentido a competitividade dos países emergentes asiáticos.

Esta Índice de Competitividade Mundial do IMD abrange 60 economias, sendo liderada pelos Estados Unidos da América, seguida da Suíça e Hong-Kong. Os países que mais têm subido nesta classificação de competitividade desde 1997 são: Alemanha, China, Coreia do Sul, Israel, México, Polónia, Suécia, Suíça e Taiwan. Para mais informações aceda aqui. Baía da Lusofonia

Sem comentários:

Enviar um comentário