Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 14 de maio de 2013

Galiza

Parlamento da Galiza toma em consideração por unanimidade a ILP "Valentim Paz Andrade"
Mais de 17.000 assinaturas avalizaram o pedido de promover o acesso dos galegos ao universo de língua portuguesa e um maior relacionamento com a Lusofonia
O Parlamento de Galiza vem de tomar em consideração o trámite da ILP 'Valentim Paz Andrade' avalizada por mais de 17.000 assinaturas, recolhidas no seio da cidadania galega, e que contou com o apoio unánime dos quatro grupos parlamentares atuais.
Este sucesso histórico abrange todos os partidos e organizações que trabalharam arreu na recolha das assinaturas, nomeadamente todo o movimento reintegracionismo, que desde já longa data, fez possível este clima recetivo, começando polo professor Lapa (que muito insistiu sempre no ensino do português nos nossos liceus), e continuando por Guerra da Cal, Carvalho Calero, a Associação de Amizade Galiza-Portugal, a AGAL, as Irmandades da Fala, a Associação Sócio-Pedagógica Galega, as Jornadas do Ensino Galego-Portuguesas, o MDL, a AGLP, a Pró-AGLP e, em geral, todo o associacionismo de base cívica e todas as pessoas a nível individual que trabalharam na campanha e mantiveram durante todos estes anos a chama acessa.
Entre as primeiras reações queremos destacar a do presidente da AGAL, Miguel Penas, que afirmou que "desde há mais de 30 anos a AGAL trabalha polo futuro do galego desde a perspetiva que no dia de hoje se tem reafirmado, por primeira vez, desde o nosso Parlamento. Nos últimos anos, aliás, temos insistido no fato de que a nossa língua é um factor de multiplicação e que não pode ser usada para dividir senão para todo o contrário: para unir".
Do PGL parabenizamos todas as pessoas que trabalharam no percurso desta ILP, das pessoas promotoras até todas aquelas que colaboraram na recolhida das assinaturas, para que finalmente possamos encetar um novo caminho para o futuro da língua. in Portal Galego da Língua - Galiza

Sem comentários:

Enviar um comentário