Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 6 de julho de 2013

Bombo

 
Instalam-se numa zona movimentada da cidade e começam a cozinhar. Os clientes nunca faltam porque o prato é saboroso e custa pouco dinheiro.
 
Na Baixa de Luanda, Rua Rainha Ginga, é visível o negócio que tem contribuído para o sustento de muitas famílias. Quem tem pouco dinheiro para ir aos restaurantes ou prefere os “quitutes” compra uma “dose” de bombo assado com ginguba e tem um “mata-bicho” ou um almoço completo, nutritivo e a gosto. O preço da dose varia entre 50 e 100 kwanzas.
 
As vendedoras têm sempre um olho no fogareiro, outro nos clientes e um terceiro, invisível, nos fiscais que “dão corrida” a quem vende comida na rua, em nome da saúde pública. Cada uma acorda cedo e parte para as zonas mais movimentadas da cidade. Monta a “cozinha”, sopra no carvão e vai assando na grelha o bombo. A ginguba é assada numa panela de alumínio, com todo o cuidado, para não queimar, mas também para não ficar crua. No meio é que está a virtude.
 
A vendedora Mimi disse ao Jornal de Angola, que com o negócio consegue, ainda que apertadamente, sustentar os dez filhos em casa, desde a alimentação, à escola e à saúde. “Sabemos que vendemos em locais impróprios, mas se não o fizermos não conseguimos sustentar os nossos filhos”, afirmou, a vendedora, sempre alerta, não fossem aparecer os fiscais.
 
A vendedora Susana João, de 26 anos, chega a facturar 17 mil kwanzas por dia. Apesar de jovem, Susana vende o pitéu desde pequena. Percorre quilómetros de distância até à Baixa de Luanda, à procura do sustento dos quatro filhos. Conhece os melhores locais e tem clientes certos. Os seus “assados” são de primeira qualidade.
 
“Vivo em Viana e todos os dias acordo cedo para vender. Mesmo com as corridas diárias dos fiscais, ainda consigo algum dinheiro para pagar a escola e dar de comer aos miúdos”, disse Susana João.
 
Esperança Manuel vive em São Pedro da Barra e é vendedora há quatro anos. Zungava frutas e quando se apercebeu que o bombo assado com ginguba fazem o casamento perfeito, mudou de ramo.
 
Hoje serve o “mata-bicho” e o almoço a dezenas de clientes na Baixa de Luanda. Até pessoas bem vestidas, com “ar de chefes”, lhe compram o pitéu.
 
A vida é dura, mas compensa. Esperança Manuel afirma que diariamente tem um lucro que varia entre cinco e seis mil kwanzas. É um bom negócio! Nilza Massango – Angola in “Jornal de Angola”
 

Sem comentários:

Enviar um comentário