Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Gulbenkian abre concurso

Gulbenkian abre concurso para 20 bolsas de doutoramento dirigidas aos PALOP e Timor

Desafio África: colocar a ciência e o ensino pós-graduado ao serviço do desenvolvimento

Passados 20 anos do primeiro programa de doutoramento estruturado em Portugal (Programa Gulbenkian de Doutoramento em Biologia e Medicina), o Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), inicia um novo e ambicioso Programa de Pós-Graduação Ciência para o Desenvolvimento (PGCD) que pretende formar uma nova geração de cientistas em ciências da vida e professores universitários de excelência nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor Leste.

"Existe uma enorme necessidade de formação de recursos humanos qualificados que permitam, a curto prazo, contribuir para melhorar a qualidade da educação e investigação científicas e, a médio e a longo prazo, atenuar o diferencial científico, tecnológico e económico entre os PALOP e Timor-Leste e o resto da lusofonia. Como antigos estudantes dos programas de doutoramento do Instituto Gulbenkian de Ciência, sentimos a responsabilidade de dar o nosso contributo e oferecer a estes estudantes africanos e timorenses oportunidades semelhantes às que nós tivemos e com isso ajudar no desenvolvimento dos seus países", diz Joana Gonçalves Sá, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Ciência para o Desenvolvimento (PGCD).

Este programa, que conta com o apoio do Ministério do Ensino Superior Ciência e Inovação (MESCI, Cabo Verde), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES, Brasil) e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT, Portugal), irá admitir 20 estudantes de doutoramento por ano, nacionais de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe ou Timor-Leste, ao longo de quatro edições. Os estudantes serão formados em várias áreas das ciências da vida, principalmente nas áreas de Biologia Molecular, Biologia de Plantas e Solos, Biologia de Mares e Biologia das Doenças Tropicais e Saúde Pública. A estrutura do programa será definida em dois períodos: a primeira fase de aulas, ao longo de 8 meses, com início em janeiro de 2014, terá lugar em Cabo Verde. As aulas serão lecionadas por especialistas mundiais nas várias áreas e que permitirão que os estudantes tenham bases sólidas para iniciarem os seus percursos científicos. A segunda fase, irá decorrer ao longo de 40 meses, em que os estudantes irão desenvolver os seus projetos de investigação em centros de excelência em Portugal ou no Brasil. Pretende-se que no fim deste período, os estudantes regressem aos seus países de origem e aí prossigam as suas carreiras científicas.

O PGCD conta ainda com um conjunto de cientistas e intelectuais de renome internacional, como Sidney Brenner, Craig Mello, Lídia Brito, Jorge Sampaio, Fernando Henrique Cardoso, entre outros, que constituem o Conselho Consultivo do programa, cujo Presidente é António Coutinho, antigo Diretor do IGC e responsável pelos programas de doutoramento da Gulbenkian entre 1993 e 2000.

Joana Gonçalves Sá acrescenta: "Este é um projeto ambicioso, mas que será possível graças ao empenho de muita gente e graças à dedicação extraordinária da comunidade científica e académica de língua portuguesa. Temos já o compromisso de mais de 200 cientistas, espalhados por mais de 60 instituições de todo o mundo, de darem aulas no PGCD em regime de voluntariado. Com o apoio de todos iremos ajudar a formar uma nova geração de cientistas timorenses e africanos de expressão portuguesa, dando-lhes a oportunidade de estudar e praticar ciência moderna, melhorando assim a qualidade da investigação científica e do ensino das ciências nos PALOP e em Timor-Leste e de usarem a ciência e a tecnologia como ferramentas para o desenvolvimento." Instituto Gulbenkian de Ciência - Portugal

Mais informações:
Candidaturas abertas até 30 de Setembro.
O anúncio do concurso está disponível aqui: http://pages.igc.gulbenkian.pt/pgcd/files/anuncio.pdf
Website do Programa de Pós-Graduação Ciência para o Desenvolvimento (PGCD):
http://pages.igc.gulbenkian.pt/pgcd/pt/

Joana Gonçalves Sá, Coordenadora do PGCD.
Para além de coordenadora do PGCD, Joana Gonçalves de Sá é investigadora independente no Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) desde 2011. Licenciou-se em Engenharia Física Tecnológica pelo Instituto Superior Técnico, Lisboa, tendo trabalhado em projetos na interface entre a matemática, a física e a biologia. Em 2003 entrou para o Programa Gulbenkian de Doutoramento em Biomedicina e desenvolveu a sua tese de doutoramento na Universidade de Harvard, nos EUA. No Instituto Gulbenkian de Ciência, o seu grupo de investigação dedica-se a tentar perceber como utilizar o método científico, incluindo técnicas experimentais e computacionais, para melhorar o processo decisório, principalmente em política. Gostava muito de descobrir como se desenvolve uma sociedade mais crítica e participativa.


Sem comentários:

Enviar um comentário