Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Intelectuais da Casamansa

Comunicado integral

Depois de décadas de indefinições na ala política, a hora da modernização do Movimento das Forças Democráticas da Casamansa (MFDC) soou.

Esta modernização deverá começar com a eleição de um Secretário-geral do nosso movimento e respectivo secretariado através dum sufrágio indirecto que caberá aos nossos eleitores votarem. Estas disposições permitirão ao MFDC desarticular o bloqueio político, que foi imposto pelo Estado do Senegal desde a sua independência. Por isso, o Estado senegalês é pelo status quo e pela deterioração da Casamansa.

Todavia, é fácil de constatar que o MFDC conheceu apenas dois congressos após a sua formação. Foram o congresso de Sédhiou em 1947, com a eleição de Victor Diatta como Secretário-geral, e depois o congresso de Bignona em 1954.

O padre Augustin Senghor Diamacoune não cessava de repetir que ele tinha sido nomeado Secretário-geral pelo Senegal. Por outras palavras, o padre Diamacoune nunca foi eleito para o cargo de Secretário-geral do MFDC por uma consulta interna ou um congresso. Assim ninguém pode pretender ser o seu sucessor de direito no seio do nosso movimento.

O círculo de universitários e intelectuais do MFDC na medida em que é um órgão neutro e regulador do nosso movimento, vai propor um documento quadro a circular internamente para estabelecer um processo de nomeação de um Secretário-geral e um secretariado, de uma forma democrática.

Fazendo, para atenuar as clivagens no seio do nosso movimento, convidamos todas as sensibilidades do MFDC para participar nesta consulta interna, tendo em vista a nomeação de um Secretário-Geral. Esta organização consultiva apresenta-se como uma alternativa ao congresso.

Além disso, a versão mais recente de Robert Sagna sobre uma suposta reflexão com especialistas sobre a questão da descentralização como alternativa à independência como reclama o MFDC, é simplesmente uma confissão de fracasso da missão que lhe foi confiada pelo Presidente da República do Senegal.

Por isso, o Movimento das Forças Democráticas da Casamansa luta pela sua independência desde os tempos coloniais e não deu nenhum mandato nem qualquer reconhecimento a este famoso grupo de Robert Sagna para reflectir sobre o futuro da Casamansa.

O MFDC como um todo reconhece a Organização das Nações Unidas (ONU) como único organismo capaz de realizar a mediação e a resolução do conflito armado em Casamansa.

Viva a Casamansa livre e independente

O Círculo dos Universitários e Intelectuais do MFDC

CUI – MFDC - Casamansa

Sem comentários:

Enviar um comentário