Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Regresso à Guiné-Bissau

“Quero aproveitar, antes de partir, para agradecer a Portugal e ao povo português pelo acolhimento hospitaleiro que me reservou a mim, bem como a todos os dirigentes políticos e respectivas famílias aqui refugiados na sequência dos acontecimentos do ano passado em Bissau.

Aproveito também para manifestar o meu eterno agradecimento e reconhecimento a toda a comunidade internacional, CPLP, CEDEAO, UA, UE e ONU pelo esforço consentido e consagrado à busca de soluções para que o meu país ultrapasse estes momentos difíceis que tem vivido e reencontre o seu espaço digno no concerto das nações.

Regresso porque entendo ter chegado o momento de virarmos a página para o bem da Guiné-Bissau e do seu povo.

Não me animam quaisquer outros sentimentos ou objectivos que não sejam os da paz, tolerância, amizade, amor ao próximo e o dever com a mãe pátria.

Regresso cheio de esperança: esperança de que, tal como no passado, os guineenses vão continuar a trilhar o caminho do progresso, do bem-estar social, da concórdia e da harmonia. Um país só se constrói com valores como os que acabo de referir.

Regresso ao meu país porque quero estar ao lado dos guineenses para, em conjunto, sararmos as feridas da Nação, sem rancor, mas com generosidade e firmeza.

Regresso porque quero estar ao lado dos guineenses para retomarmos os ideais de desenvolvimento e progresso.

No entanto, quero que o meu regresso represente a vontade e o desejo de todos os guineenses de se perdoarem e que seja uma mensagem de paz, estabilidade e confiança no futuro.

Lanço um apelo a todos os guineenses – meus compatriotas – para que não deixemos e nem permitamos que nada nos desvie daquilo que é essencial que é a nossa Guiné.

É justamente pela Guiné e por Guiné que regresso.

À Comunidade internacional peço mais um esforço, mais uma oportunidade para a Guiné-Bissau.

Viva a Guiné-Bissau”. Carlos Gomes Jr. – Guiné-Bissau

Sem comentários:

Enviar um comentário