Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

domingo, 11 de agosto de 2013

Tradutores

 
A primeira etapa da 75ª Volta a Portugal em ciclismo neste ano de 2013 foi ganha por um ciclista russo de seu nome Alexander Serov. Como é normal, o jovem ciclista foi entrevistado pelo repórter de serviço do canal televisivo que faz a cobertura do evento.
 
À pergunta efectuada, o ciclista russo começou a criticar, diga-se com muita razão, a parte final da corrida, pelo percurso ser muito perigoso, com afunilamentos mal assinalados, rotundas com curvas apertadas sem sinaleiros com a devida antecedência a sinalizarem com bandeiras amarelas, entre outras dificuldades.
 
Estupefacto e surpreendido com a clareza de Alexander Serov, que falou no seu inglês, mas perceptível para quem através da televisão acompanhou o desenrolar da etapa, o repórter televisivo, pouco andado nestes espaços desportivos, ignorou completamente as responsáveis e pertinentes afirmações do atleta da Rússia e traduziu apenas umas banalidades gerais.
 
Será que o jornalista (?) pensa que os espectadores de uma prova ciclista serão todos uns ignorantes e só ele saberá falar línguas?
 
É verdade que o canal televisivo aproveita todos os anos para descarregar uma bimbalhada antes de começar a transmitir aquilo que todos desejam, as imagens da volta, nem que seja para ver as belas imagens de Portugal, para muitos, principalmente para os seniores, a única possibilidade que têm, pois a idade e a difícil situação económica não lhes permitem ter a oportunidade de um dia as poderem percorrer. Baía da Lusofonia – Portugal
 
“Seria bom que os responsáveis pela programação desportiva dos canais televisivos portugueses tivessem reparado nas multidões que ontem e principalmente hoje foram para a beira das estradas ver e aplaudir os corredores. Talvez percebessem que o ciclismo é, a seguir ao futebol, o desporto que mais gente arrasta atrás de si e constatassem que a aposta no ciclismo seria sempre uma aposta ganha!” Popular - Portugal


Sem comentários:

Enviar um comentário