Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Moeda

Timor Leste lança-se na criação da sua própria moeda.

A República de Timor Leste que desde a independência há onze anos tem utilizado como moeda de transacção no seu território o dólar americano, iniciou na passada sexta-feira, 13 de Setembro de 2013, a circulação de uma moeda de 100 centavos com valor idêntico a um dólar americano.



A moeda produzida em Portugal pela Casa da Moeda, vai gradualmente sendo distribuída em todos os Distritos de Timor Leste aos balcões da Caixa Geral de Depósitos, sendo recolhida as notas de um dólar. O Governador do Banco Central timorense Abraão Vasconcelos afirmou na ocasião da apresentação da nova moeda que Timor Leste pondera criar a sua própria moeda em substituição do dólar americano e o Presidente da República de Timor Leste Taur Matan Ruak sustentou que a moeda americana não conseguiu resolver nenhum problema do sistema de pagamentos do estado timorense e que o banco central considera-se impotente no controlo da inflação e da fuga de capitais.

O lançamento da moeda de 100 centavos é o primeiro passo para a República de Timor Leste criar a sua própria moeda, elemento identitário da soberania do Estado. Baía da Lusofonia

Sem comentários:

Enviar um comentário