Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Multiusos de Luanda

Hoje, 17 de Setembro de 2013, dia em que se comemora o nascimento de António Agostinho Neto, primeiro presidente da República de Angola, inaugura-se na cidade de Luanda, capital de Angola, o Pavilhão Multiusos de Luanda, uma obra moderna que irá criar uma nova centralidade na cidade.

Este magnífico pavilhão, construído pela empresa angolana Omatapalo, num espaço de tempo inferior a um ano, foi construído no bairro da Camama, município de Belas, distrito urbano de Kilamba Kiaxi, perto do Estádio 11 de Novembro.

Pavilhão Multiusos de Luanda


Com capacidade para quase 12 mil lugares, a Arena de Luanda, apresenta um camarote presidencial, 20 camarotes vips, sete salas de imprensa, uma de redacção, duas de conferências, uma sala para controlo anti-doping e outra para recolha de material, além de diversos apoios comerciais.

Os atletas têm à disposição oito balneários, havendo mais dois para os árbitros e um para os cronometristas. O pavilhão está preparado para receber seis bancadas amovíveis onde se podem instalar dois mil espectadores e no tecto do recinto está instalado uma estrutura com quatro enormes mostradores de imagens reais a partir do interior do recinto.

A inauguração do equipamento desportivo será realizada pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, na presença de diversos elementos do Executivo, dirigentes do Comité Internacional de Rink Hockey (CIRH), da Federação Internacional de Roller Sports (FIRS), corpo diplomático, entre outras entidades convidadas.





O Pavilhão Multiusos de Luanda foi construído para albergar a 41ª edição do Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins que irá decorrer de 20 a 28 de Setembro entre esta estrutura e o pavilhão da cidade de Namibe.

Com a presença das selecções da África do Sul, Alemanha, a equipa anfitriã Angola, Argentina, Áustria, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, Estados Unidos da América, França, Itália, Moçambique, Portugal, Suíça e Uruguai, o campeonato do mundo de hóquei em patins tem a presença de quatro equipas lusófonas, situação única em desportos colectivos.

A equipa angolana é orientada pelo técnico Orlando Graça que tem à disposição, os guarda-redes, Tiago Sousa, Pedalé e Mitó, os defesas, Kirro, Mamíkua, André Centeno, Big e Paizinho e os avançados, Márcio Fernandes, João Pinto, Johe, e Martin Payero.



Na primeira fase do torneio, a selecção angolana defronta sucessivamente a África do Sul, Chile e Portugal, no grupo C, onde passam à fase seguinte os dois primeiros classificados que, nos quartos-de-final, jogarão com os dois primeiros classificados do grupo B, Itália, Moçambique, Colômbia e Estados Unidos da América.

No pavilhão de Luanda jogarão os grupos A e C e no pavilhão de Namibe os grupos B e D, realizando-se as meias-finais e final também em Luanda.

Normalmente quando se constrói uma infra-estrutura da qualidade do Pavilhão Multiusos de Luanda, principalmente num país com graves deficiências em apoios sociais e de saneamento básico, põe-se em questão os gastos com obras desta natureza. Contudo, se houver uma boa gestão e o país aproveitar esta estrutura para mostrar ao mundo que um novo país está a emergir, daqui alguns anos as vozes serão unânimes a afirmar que ainda bem que o pavilhão foi construído. Baía da Lusofonia




Sem comentários:

Enviar um comentário