Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Requisitos

Segundo afirmações do ministro angolano das Relações Exteriores George Chikoti, a adesão da Guiné Equatorial à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) só depende dela própria.

No final de um encontro realizado em Lisboa com a Câmara de Comércio e Indústria Portugal-Angola, o ministro angolano considerou que a adesão da Guiné Equatorial obedece ao cumprimento dos requisitos exigidos.

Georges Chikoti espera que o governo de Malabo faça mais progressos internos para satisfazer a vontade de todos os membros da CPLP, evidenciando que na Guiné Equatorial se fala português e que a língua portuguesa está institucionalizada, factor que o ministro considera determinante para os países membros da CPLP considerarem estarem reunidas as condições para que aquele país seja membro de pleno direito da Comunidade.

O ministro rejeitou a alegada questão da violação dos direitos humanos como razão da inviabilização da entrada da Guiné Equatorial na CPLP, o chefe da diplomacia angolana disse não ser esta uma questão decisiva, apesar de estar ainda consagrada na Constituição equato-guineense a pena de morte.

“Vamos olhar para o plano de acção da CPLP, pois, além da Constituição que institui a língua portuguesa como língua oficial, é fundamental que a Guiné Equatorial dedique algum esforço na aprendizagem da língua portuguesa”, afirmou o ministro angolano. Baía da Lusofonia

Sem comentários:

Enviar um comentário