Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 16 de novembro de 2013

Música e cerveja

Associação de Músicos vai ter nova casa na Fábrica da Cerveja de Faro

Foi construída há cerca de 80 anos para fazer cerveja. Agora, irá produzir bandas musicais e muita cultura. A antiga Fábrica de Cerveja da Portugália, na Vila-Adentro de Faro, vai acolher a Associação Recreativa e Cultural de Músicos (ARCM), associação farense que está prestes a ficar sem casa. Uma solução temporária, mas que evita que os «Músicos» tenham de suspender a atividade até que consigam construir uma nova sede de raiz.

A limpeza do espaço deverá começar já em dezembro e a mudança começará no início do ano que vem, de modo a dar tempo à ARCM de mudar o muito material que tem e levá-lo para o novo espaço. «Já acordámos com os senhorios que até à meia-noite de 31 de março de 2014, temos de entregar a chave», revelou o presidente da ARCM Armindo Silva à Rádio Universitária do Algarve RUA FM (102.7 FM) e ao Sul Informação.

Tendo isto em conta, a Câmara de Faro avançou com esta solução, que vem resolver um grande problema à ARCM. Apesar de já terem terreno, igualmente cedido pela autarquia e algum material, os «Músicos» ainda estão longe de ter todas as condições reunidas para a rápida construção de um edifício que pudesse garantir que as muitas bandas de música que ensaiam nas suas instalações não ficassem sem alternativa.

«A Associação de Músicos sempre fez um trabalho que deve ser elogiado e divulgado, que é uma referência a nível nacional, pela perseverança que têm tido a trabalhar com os jovens», considerou o vice-presidente da Câmara de Faro Paulo Santos.



«Agora, vão ocupar um espaço emblemático da cidade, que pode até marcar um ponto de viragem na relação que há entre a Câmara e as associações. A ARCM vai ocupar parte da Fábrica da Cerveja, mas esta medida poderá ser estendida a outras associações», disse o autarca.

«Aquele espaço dinamizado e com outras caraterísticas poderá servir, não só, para o trabalho que a Associação de Músicos desenvolve no dia-a-dia, mas também para fazer pontes e parcerias com outras coletividades, algo que eles fazem permanentemente e de que são um bom exemplo», concluiu Paulo Santos.

A atual sede da ARCM conta com 18 salas de ensaio, que permitem a mais de 30 bandas ensaiar e evoluir. Tem, também, um estúdio de gravação e um espaço para acolher eventos de dimensão considerável.

Valências que são fruto do trabalho dos sócios da ARCM, responsáveis por uma série de melhorias feitas nos armazéns que vão ocupar até março. Um local que, por isso, é especial e que marca a história da associação, hoje com 23 anos.



«Queremos fazer as festas de aniversário, da associação e da sede (16 de fevereiro e 10 de março), na atual sede, como despedida. Depois, lá para abril ou maio, começar com a atividade regular na Fábrica. Mas as bandas têm de mudar antes», disse Armindo Silva.

«Recebemos esta notícia com ânimo e alegria. Não tínhamos alternativa para quando fosse colocado o ponto final, a 31 de março e passámos a ter. O presidente Bacalhau e vereador Paulo Santos disseram-nos que poderíamos ir para lá, provisoriamente, até resolvermos a situação da nova sede. Mas vamos acelerar as coisas lá do outro lado», revelou Armindo Silva.

«Agora, sabemos que as bandas não vão ter de parar e podem continuar os projetos que têm. Isso para nós é o mais importante», acrescentou.

A antiga fábrica da Portugália, que foi construída nos anos 30 do século XX, já foi colocada à venda em Hasta Pública pela Câmara Municipal, mas nunca houve propostas no sentido de a comprar. A venda do espaço continua em cima da mesa, caso surjam interessados com uma proposta ao nível das expetativas da autarquia, mas, até lá, a música dar-lhe-á vida. Hugo Rodrigues in “SulInformação” - Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário