Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

domingo, 10 de novembro de 2013

Contas


Ontem, numa auto-estrada portuguesa, numa estação de serviço, cada vez mais vazia de clientes, pediu-se um café (1 euro) e uma fatia de bolo (2 euros).

No momento da empregada contabilizar a despesa, a máquina registadora encravou-se e aconteceu o impensável, a jovem empregada não conseguiu fazer a conta.
 
 

A jovem para ter um emprego de balcão deve ter algumas habilitações literárias, mas para somar, um mais dois euros, necessitou de pedir desculpa, a rapariga tinha educação, ir buscar uma caneta e um papel e efectuar a respectiva conta de somar, que no final deu três euros.

É preocupante a dificuldade que a maioria dos jovens portugueses têm para a matemática, mesmo quando a operação é básica, elementar, do primeiro ano do ensino, encontramos como foi este caso, pessoas que não conseguem de imediato realizar uma conta de somar de cabeça.

A mim como cidadão, o que mais me preocupa é o comportamento destes meus concidadãos num momento tão responsável como votar, como decidir do futuro de todos nós, pois se têm dificuldade no raciocínio lógico, como serão capazes de discernir, o trigo do joio, das campanhas eleitorais, bombardeadas através da comunicação social, principalmente da televisão? Baía da Lusofonia

Sem comentários:

Enviar um comentário