Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Prémio José Saramago 2013

O escritor angolano Ondjaki, pseudónimo de Ndalu de Almeida, natural de Luanda onde nasceu em 1977, venceu a edição deste ano do Prémio José Saramago, pelo romance “Os Transparentes”, publicado pela Editorial Caminho em 2012, anunciou ontem, dia 05 de Novembro de 2013, a Directora Editorial da Fundação Círculo de Leitores, Guilhermina Gomes na Casa dos Bicos em Lisboa. A poetisa e historiadora angolana Ana Paula Tavares apresentou o elogio da obra, tendo sido entregue de seguida ao autor, o Prémio que visa distinguir obras literárias no domínio da ficção, romance ou novela, escritas em língua portuguesa, por escritores com idade não superior a 35 anos, cuja primeira edição tenha sido publicada em qualquer país da lusofonia.

Ondjaki


Esta é a 8.ª edição do Prémio atribuído de dois em dois anos, desde 1999, pela Fundação Círculo de Leitores. Nas edições anteriores foram distinguidos os escritores Paulo José Miranda, “Natureza Morta” (1999), José Luís Peixoto, “Nenhum Olhar” (2001), Adriana Lisboa, “Sinfonia em Branco” (2003), Gonçalo M. Tavares, “Jerusalém” (2005), Valter Hugo Mãe, “O Remorso de Baltazar Serapião” (2007), João Tordo, “As Três Vidas” (2009) e Andrea del Fuego, “Os Malaquías” (2011). O júri foi constituído por Guilhermina Gomes (presidente), Nélida Piñon, Ana Paula Tavares, Pilar del Río, Vasco Graça Moura, Manuel Frias Martins, Maria de Santa Cruz e Nazaré Gomes dos Santos.

Ondjaki é o seu nome de escrita, guerreiro em Umbundu. Poeta, prosador, visita também a escrita para crianças, o teatro, a pintura, o documentário. Formado em Sociologia, completou o doutoramento em Estudos Africanos em Itália. Distinguido em 2000 com a Menção Honrosa do Prémio António Jacinto pelo seu primeiro livro de poesia (actu sanguíneu), em 2005 obtém o Prémio António Paulouro pelo livro de contos “E se amanhã o medo”, e o Grande Prémio APE em 2007 por “Os da minha rua”. Em 2010 recebe o Prémio Jabuti (categoria juvenil) com “Avó Dezanove e o segredo do soviético”. Ainda no âmbito juvenil, publica “A bicicleta que tinha bigodes” distinguido com o Prémio Bissaya Barreto 2012 e com o Prémio Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (IBBY do Brasil) 2013. O romance “Os transparentes” é agora distinguido com o Prémio Literário José Saramago 2013, conforme se lê na nota à imprensa da Fundação Círculo de Leitores .

Recordemos as palavras de José Saramago: “A Fundação Círculo de Leitores, ao criar este prémio, criou – espero eu que assim seja – um instrumento mais para a defesa da língua. É que, quando nós falamos na língua, estamos sempre a pensar na nossa língua lá fora. Quer dizer, a difusão, a promoção, os leitorados, os cursos, tudo isso lá fora. Mas há que levar em conta que a língua começa por defender-se cá dentro.”

Pilar del Río, Presidente da Fundação José Saramago e membro do júri, escreveu: “Ao lermos Os transparentes temos a sensação de estar a ler uma literatura inaugural. Sabemos que não é assim, que Angola tem grandes escritores e que muitos fazem do português em África um idioma sólido, versátil e belo, e que também Ondjaki faz parte de uma poderosa constelação que irá, sem dúvida, iluminar noites e dias. Os transparentes surge como o primeiro dia da criação, tal é a sua força e lucidez. Este romance, mágico e misteriosa, é cruzado por uma aparente ingenuidade, talvez a única maneira de descrever o país que se ama e contar um certo estado de coisas que não se pode deixar de notar, por causa desse mesmo amor. Os transparentes é um livro de Angola, sobre esta Angola e a sua forma de estar no mundo. E é, por certo, literatura.” Baía da Lusofonia

Sem comentários:

Enviar um comentário