Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Fotografia sobre icebergues

Artista português expõe na Creative Macau fotografias sobre icebergues da Antárctida

O artista português Álvaro Barbosa inaugura na sexta-feira, dia 10 de Janeiro de 2014, uma exposição fotográfica sobre icebergues da Antárctida que resulta de uma expedição realizada em 2012 com o músico Victor Gama e que dará origem a um livro.

A exposição “Gelo à deriva: contemplando icebergues da Antárctida”, que terá lugar na Creative Macau, conta com 20 fotografias captadas na Antárctida em Janeiro de 2012, durante uma expedição de dez dias realizada com objectivos artísticos pelos dois portugueses nascidos em Angola. “A Orquestra Sinfónica de Chicago tinha encomendado a Victor Gama uma peça sobre um teste nuclear levado a cabo pela África do Sul na Antárctida nos anos 70 e, por isso, ele queria fazer uma expedição para captar imagens do local onde ocorreu esse evento. Como tínhamos começado a trabalhar juntos, ele propôs-me que o acompanhasse”, explicou Álvaro Barbosa à agência Lusa.
 Os dois conheceram-se na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, onde Victor Gama estava a fazer uma residência artística e Álvaro Barbosa um pós-doutoramento em tecnologia musical.

Fotografia Álvaro Barbosa


“Fomos à Antárctida num barco oceanográfico que realizou uma expedição com pessoas de várias áreas, como biólogos e geólogos, e nós éramos os únicos que íamos com um propósito artístico e não científico”, recordou Álvaro Barbosa.

Os dois artistas captaram sons e vídeo que serviram o propósito da peça “Vela 691″ (nome do satélite norte-americano que detectou em 1979 a explosão nuclear na Antárctida), realizada por Gama e com a participação de Barbosa na parte do vídeo, que estreou em Chicago, ainda em 2012.

O material recolhido deu origem a outras peças como “Journey to the Last Frontier”, apresentada por ambos ao vivo no Porto, na abertura do Festival Black&White, e por Barbosa com a Hong Kong Music Ensemble, em Julho de 2013, na antiga colónia britânica. “Na Antárctida, também tirámos muitas fotografias, mas fizemo-lo mais como elemento colateral, mas como estivemos em sítios que nos proporcionaram adquirir imagens fora do normal e bastante interessantes, preparei todo este material para um livro que será publicado este ano essencialmente sobre os icebergues e a Creative propôs-me também fazer uma exposição”, indicou Barbosa.

“Há uma narrativa à volta desta ideia dos icebergues, debrucei-me sobre a forma como eles surgem, como se desenvolvem e acabam por morrer, comecei a aperceber-me que existe ali um ciclo de vida, apesar de não se tratar de matéria viva, semelhante ao das espécies animais”, salientou.

A par dos icebergues, as fotografias incidem também sobre o que chama de “antarcticans”, os “animais e vegetais, que são poucos, que vivem na Antárctida”. “Uma das coisas que mais me surpreendeu é que o imaginário que temos de uma região agreste, silenciosa, sem qualquer tipo de vida, não corresponde nada ao que existe na península, que é uma costa extensa, com muitos animais, nada silenciosa, antes muito ruidosa, com muitos cheiros, tentei, portanto capturar um pouco essa ideia da vida na Antárctida”, sustentou.

Álvaro Barbosa, de 43 anos, nasceu em Luanda, licenciou-se em Engenharia de Telecomunicações em Portugal, fez o doutoramento em tecnologia musical em Barcelona, lançou o curso de Som e Imagem na Escola das Artes da Universidade Católica do Porto e actualmente é director da Faculdade de Indústrias Criativas da Universidade de São José em Macau, filiada à Universidade Católica Portuguesa. In “Hoje Macau” - Macau


Fotografia Álvaro Barbosa

Sem comentários:

Enviar um comentário