Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 4 de janeiro de 2014

Ilha do Príncipe

Numa altura em que as obras de ampliação da pista do aeroporto da ilha do Príncipe estão em fase avançada apesar de alguns percalços, o Presidente do Governo Regional, José Cassandra anunciou para este ano, a abertura do concurso público para a construção do primeiro porto da ilha do Príncipe.

José Cassandra numa entrevista dada ao jornalista Teobaldo Cabral, colaborador do Téla Nón na cidade de Santo António do Príncipe, avançou dois projectos estruturantes para a ilha.

As obras de ampliação da pista do aeroporto regional, avançaram mas conheceram alguns percalços. Segundo José Cassandra, para além das chuvas torrenciais que irrigaram a ilha do Príncipe, e que comprometeram o andamento das obras, surgiu o inesperado. «Um outro elemento é uma gruta que apareceu na cabeça norte da pista, que está 5 metros abaixo do piso. Pode comprometer o projecto», afirmou José Cassandra.

Uma equipa de peritos deverá chegar a ilha do Príncipe, nos próximos dias para analisar a situação. «Se não se encontrar uma alternativa para eliminação desta gruta a ideia será a redução da pista em menos 100 metros em relação ao que está projectado.  Nós não queremos essa solução. Queremos até subir a pista em mais 100 metros do que está projectado», defendeu o Presidente do Governo Regional do Príncipe.

As obras em curso visam estender a pista do aeroporto regional até 1850 metros, igual ao comprimento da pista do aeroporto internacional de São Tomé.

Um projecto que está a ser executado pela empresa HBD – Boa Vida, com a qual foi assinado um acordo de investimento no valor superior a 70 milhões de euros, para desenvolvimento do turismo ecológico na ilha. «Queremos um aeroporto que possa ser alternativo ao aeroporto de São Tomé. Queremos um aeroporto internacional», precisou José Cassandra..

A determinação das autoridades da ilha do Príncipe, em ter pela primeira vez um aeroporto com capacidade de receber aviões de médio porte, se enquadra na política de desencravar a ilha, tornando-a numa placa de prestação de serviços no centro do Golfo da Guiné. A Ilha do Príncipe está localizada mais próxima do continente africano do que a ilha de São Tomé.

Para completar o projecto de acessibilidade e de desencravamento da ilha, José Cassandra anunciou ara este ano o lançamento do concurso público, para construção do primeiro porto acostável da história da ilha do Príncipe. Até agora a ilha recebe mercadorias através de um pontão, construído na era colonial. «O projecto do porto está concluído, está avaliado em 6 a 8 milhões de euros», frisou.

Segundo o Presidente do Governo Regional, o futuro porto de Santo António terá capacidade para receber embarcações de médio porte. Não será um porto em +aguas profundas, acrescentou, para depois anunciar que a ilha «vai ficar com um porto de referência aqui na região do Golfo da Guiné».

O dirigente máximo da Região Autónoma do Príncipe, indicou as vantagens da infraestrutura que vai transformar a ilha numa placa de prestação de serviços no golfo da guiné. «Estamos próximos do continente, passam milhares de barcos aqui a cruzar o norte e o sul e não entram porque não temos um porto. Com um porto aqui, teríamos oportunidade de fornecer víveres, combustíveis, enfim vários serviços poderíamos fornecer com vantagens para a ilha do Príncipe», concluiu.

Príncipe avança com dois projectos estruturantes. Abel Veiga – São Tomé e Príncipe in “Téla Nón”

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