Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Mapeamento

Tecnologia e know-how da Critical Software suportam missão da Agência Espacial Europeia para mapear a nossa galáxia

A Critical Software, empresa portuguesa especializada no desenvolvimento e comercialização de sistemas de informação críticos, contribuiu com a sua tecnologia e know-how para a concretização da missão Gaia- Global Astrometric Interferometer for Astrophysics – Interferómetro Astrométrico Global para Astrofísica, da Agência Espacial Europeia, que visa construir o mapa mais completo e rigoroso do nosso sistema solar.

O principal objetivo da missão Gaia é construir o mapa tridimensional da nossa galáxia mais preciso e rigoroso de sempre, através do levantamento de 1% das cerca de 100 mil milhões de estrelas existentes no Universo, de modo a permitir a revelação da composição, formação e evolução da galáxia.

Os instrumentos da missão Gaia vão fornecer medidas de velocidade radial e posicional com as precisões necessárias para produzir um censo estereoscópico e cinemático de cerca de mil milhões de estrelas da nossa galáxia e todo o Grupo Local, valor que representa cerca de 1% da população estelar galática.

A Critical Software, cuja génese está profundamente ligada à Agência Espacial Americana – NASA, para quem desenhou as suas primeiras soluções e projetos, participou em várias fases e projetos relacionados com o desenvolvimento e concretização da missão Gaia, destacando-se o trabalho realizado em estreita colaboração com a ESA para a avaliação e melhoria do Sistema de Controlo de Missão.

Este Sistema é responsável, e entre outras ações, pelas operações de receção de dados científicos e envio de comandos, pela monitorização de todos os parâmetros da missão, pelas operações de manutenção da órbita; iv) pelas manobras de correção da navegação, e ainda por evitar que o satélite seja afetado por eclipses terrestres.

A Critical Software participou igualmente na criação de um simulador do Focal PlaneAssembly (FPA) para gerar imagens iguais às que a missão GAIA vai captar. A validação do FPA foi executada contra as imagens de referência geradas pelo simulador desenvolvido, tendo em consideração o modelo de física do CCD (Charge Coupled Devices) e as características dos corpos celestes.

Os resultados do simulador serviram para consolidar o FPA, para as especificações CCD e para permitirem a integração com o simulador de unidade de processamento de vídeo da sonda GAIA, apoiando assim a validação end-to-end de toda a cadeia de processamento de dados.

A Critical Software prestou também suporte à GAIA VPU (Unidade de Processamento de Vídeo) SW Production Team nas instalações do Reino Unido da Astrium Ltd. A Unidade de Processamento de Vídeo é um dos instrumentos de carga a bordo da missão. O suporte prestado pela Critical Software incluiu as especificações da arquitetura, bem como a conceção e a implementação do software da Unidade de Processamento de Vídeo.

A Critical Software foi particularmente responsável pelo design e pela codificação da maioria dos componentes de software, nomeadamente: Payload algorithms sequencer; Payload interfaces; Health & Monitoring; FDIR; e Low-level HW interfaces. Este é o software que vai a bordo da sonda e que vai processar os dados científicos antes destes serem enviados para a Terra.

O satélite, sucessor natural do Hipparcos, pesa 2050 kg, foi lançado a partir de Kourou, na Guiana Francesa, no passado dia 19 de Dezembro de 2013, a bordo de um lançador Soyuz-Fregat. Este satélite vai ficar numa órbita a cerca de 1,5 milhões de km da terra e a missão tem uma duração prevista de cinco anos para completar o mapeamento previsto das estrelas.

“A Critical Software está muito orgulhosa por participar em mais um relevante projeto da indústria espacial. A preferência da Agência Europeia Espacial pelas nossas soluções e know-how corrobora a inegável capacidade e liderança da empresa enquanto parceiro tecnológico numa das áreas de mercado mais exigentes e competitivas do mundo- o setor da exploração espacial,” afirma Paulo Guedes, Business Development Manager da Critical Software.

A Critical Software é uma empresa global que fornece tecnologia de Software fiável para sistemas de informação críticos para o Negócio e/ou Missão de empresas e organismos líderes nos seus mercados. As suas soluções de software ajudam as empresas a controlar os seus custos e melhorar o seu desempenho, fornecendo feedback em tempo real, necessário para identificar e resolver rapidamente problemas que inibem o processo, produto e melhorias de serviços.

Fundada em Portugal em 1998, a Critical Software tem atualmente escritórios em Coimbra, Lisboa e Porto, e subsidiárias no Reino Unido (com escritórios em Southampton e Yeovil), Alemanha (Frankfurt), EUA (Califórnia), Brasil (São Paulo), Moçambique (Maputo), Angola (Luanda) e Singapura.

A empresa possui um sistema de gestão de qualidade com certificações CMMI® Level5, ISO 9001:2008 Tick-IT, EN 9100, AQAP 2110 e 2210 (NATO), e implementa também os standards ISO 12207 e ISO 15504 (SPICE). in Sul Informação – Portugal

Critical Software, SA - Parque Industrial de Taveiro, Lote 49 3045-504 Coimbra, Portugal - t +351 239 989 100 f +351 239 989 119 - e info@criticalsoftware.com - u www.criticalsoftware.com – Marco Costa CEO Critical Software

Sem comentários:

Enviar um comentário