Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Tecnologia portuguesa

Comboios e metros da Europa geridos com software português

A Siscog é uma tecnológica portuguesa especializada em soluções de software para planeamento e gestão de recursos de empresas de transportes. Em Agosto de 2013 comemorou os 20 anos de parceria com o seu mais antigo cliente internacional, a empresa do caminho-de-ferro holandês, com a qual assinou contrato em 1993 para o desenvolvimento de um sistema para o planeamento do pessoal circulante (maquinistas e revisores). Foi igualmente o primeiro contrato em Portugal de exportação de software.

Segundo João Pavão Martins, CEO da Siscog, a empresa do caminho-de-ferro holandês “é considerada pelos seus congéneres internacionais como uma das mais bem organizadas do mundo e a sua visão do negócio a médio e longo prazo tem permitido à Siscog trabalhar como cliente e como parceiro. Manter um cliente satisfeito durante 20 anos deixa-nos realizados como empresa.”

Neste momento, dezenas de milhares de pessoas, em diversos países da Europa, têm o seu trabalho diário planeado e gerido por sistemas desenvolvidos pela Siscog. Fundada em 1986 por dois colegas de curso do Instituto Superior Técnico, Ernesto Morgado e João Pavão Martins, a empresa é 100% portuguesa e dedica-se ao desenvolvimento de software para o planeamento e gestão de recursos, utilizando uma combinação de tecnologias de Inteligência Artificial e de Investigação Operacional.

Lancaster_Gate_tube londres metro 
Entre os seus clientes encontram-se empresas de renome, como os caminhos-de-ferro holandeses, finlandeses, dinamarqueses e noruegueses, e os metropolitanos de Londres e Lisboa – o único cliente português.

Em 2012 facturou 6,8 milhões de euros – mais 22% do que em 2011 – e este ano deverá manter-se na rota do crescimento, com 97% das receitas geradas no mercado externo. No ano passado obteve lucros de 1,7 milhões de euros. Os resultados são reinvestidos nas actividades de internacionalização e inovação.

A China, Brasil, EUA e Índia poderão ser os próximos mercados da tecnológica portuguesa.

Marca reconhecida com vários prémios

A Siscog foi galardoada em 1997, 2003 e 2012 com o prémio de inovação atribuído pela “Association for the Advancement of Artificial Intelligence”, a mais prestigiada organização científica no sector da Inteligência Artificial a nível mundial, e recebeu a medalha de mérito do “Computerworld Honors Program” em 2006.

Em 2010, o seu produto Crews Rtd recebeu uma Menção Honrosa no “Prémio Produto Inovação Cotec-Unicer”.

Devido ao seu carácter inovador e por ser um exemplo de criação de valor para o país, a Siscog é membro da Rede PME Inovação Cotec desde 2006, e obteve em 2010 e 2011 o estatuto de PME Líder e PME Excelência.

Já em 2013 recebeu prémio Great Place to Work (Exame/Accenture). In “Veja Portugal” - Portugal

SISCOG - Sede: Lisboa
Sector de actividade: Tecnologias de Informação (Desenvolvimento de produtos, prestação de serviços de informática e inteligência artificial)
Data de fundação: 05/06/1986
Número de trabalhadores: 113
Volume de negócios: 6,671 milhões de euros
Volume de negócios na exportação: 6,417 milhões de euros

Sem comentários:

Enviar um comentário