Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Volta ao mundo

Português dá volta ao mundo da lusofonia e dos Descobrimentos num veleiro

A falta de apoios financeiros é a grande preocupação do português João Gomes, residente em Macau, que, na companhia da família, vai fazer a volta ao mundo no veleiro “Dee”, com paragens em todos os países lusófonos ou ligados aos Descobrimentos portugueses.

A viagem começa em Fevereiro e deverá demorar três anos. Com o português seguem a mulher, Nae – de origem tailandesa -, a filha Maria, de um ano, e um cão.

A aventura luso-tailandesa no “Dee”, agora ancorado na República Dominicana, onde tem início a “expedição”, – custou cem mil dólares (73.600 euros) na aquisição do barco e obrigou a um investimento semelhante para o equipar de acordo com as exigências do projecto.

“Saímos amanhã, terça-feira de madrugada (dia 14 de Janeiro de 2014), de Macau rumo a Nova Iorque e no dia seguinte para Puerto Plata, na República Dominicana”, disse esta segunda-feira à Veja Portugal João Gomes.



“O nosso cachorro já saiu na sexta-feira, estará agora em Miami. E chegará à República Dominicana amanhã, terça-feira”, adiantou.

Quanto ao projecto, “continua tudo na mesma acerca de apoios: o Governo de Macau não apoia porque o objectivo é celebrar os 500 anos da chegada dos portugueses à China, algo que a China não quer celebrar! De Portugal também não há qualquer apoio”, explicou João Gomes.

Além dos financiamentos publicitários, a família têm também no seu site uma entrada para donativos em www.gofundme.com/sailingdee ou http://www.sailingdee.com/.

O primeiro país lusófono que desejam visitar é Timor-Leste, seguindo-se os territórios de Macau, Goa, Damão e Diu, Moçambique, Angola, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Cabo Verde, Brasil e Portugal, onde a família deverá chegar em 2016.

Ao longo da viagem, o casal contará as aventuras no site e fará reportagens para o semanário de Macau “O Clarim”, bem como para uma revista de Hong Kong e outra da Tailândia. Está também prevista a realização de uma série de televisão. Estas iniciativas pretendem apenas fazer face a despesas relacionadas com a viagem. in Veja Portugal - Portugal

Esta viagem como está projectada irá passar pelas três principais regiões do mundo assoladas pela pirataria marítima. Baía da Lusofonia

Sem comentários:

Enviar um comentário