Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Ligação ferroviária Angola - Zâmbia

A Zâmbia vai construir uma linha ferroviária que ligará Chingola, no coração da antiga província de Copperbelt, na Zâmbia, à fronteira de Angola e à linha de Benguela.

A linha ferroviária será construída numa parceria entre os sul-africanos da Grindrod e os zambianos da Northwest Rail Company. Terá duas fases: uma primeira, que irá estender-se desde Chingola até às minas de Kansanshi, Lumwana e Kalumbila (uma via de 290 km); a segunda ligará à linha de Benguela na fronteira da Zâmbia com Angola, perto do Jimbe.

O objetivo passa por ajudar o tráfego de minérios existentes e de cobre acabado, abrindo um corredor direto até ao Lobito, o qual irá permitir que a Zâmbia, um país sem costa marítima, importe petróleo directamente de Angola, e estimulando ainda uma maior actividade mineira na região de Copperbelt Ocidental.

A construção, operação e manutenção foram concedidos à NWR, uma empresa zambiana, pelo Governo da Zâmbia em Julho de 2006.

O investimento rondará os USD 1000 milhões, com a primeira fase a custar USD 489 milhões. A construção terá início este ano de 2014.

"Tenho desenvolvido este projecto durante uma série de anos e as sinergias com as empresas da Divisão Ferroviária da Grindrod tornam a Grindrod o parceiro ideal no empreendimento conjunto, o que significa que seremos capazes que iniciar a construção deste projecto no mais curto espaço de tempo possível", referiu Enoch Kavindele, um antigo Vice-Presidente da Zâmbia e fundador/proprietário da NWR. Cargo Edições - Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário