Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

domingo, 2 de março de 2014

Porto da Praia

Cabo Verde: Obras de expansão do porto da Praia inauguradas em Março

As obras de expansão do porto da Praia, capital de Cabo Verde, serão oficialmente inauguradas neste mês de Março de 2014, por ocasião da visita oficial da ministra da Agricultura e do Mar de Portugal ao arquipélago.

A cargo do consórcio português Somague/MSF/Etermar, a execução da segunda fase das obras de expansão e modernização do porto da Praia orçou em 72 milhões de euros, apoiado maioritariamente pela linha de crédito de 200 milhões de euros aberta por Portugal.

O projeto abrangeu a reconstrução do cais existente, a construção do manto de protecção de parque de contentores e a edificação do quebra-mar de 234 metros de extensão, bem como o prolongamento do cais número um para cerca de 450 metros.

As obras englobaram também a dragagem da bacia de manobra, a instalação de um sistema de apoio à navegação e a construção do parque de contentores.

Pensado para um horizonte de 20 anos, o projecto de modernização e expansão do porto da Praia pretende que a infra-estrutura passe a ter, em 2030, um tráfego na ordem dos dois milhões de toneladas de mercadorias.


A expansão do porto da Praia insere-se no projecto de expansão dos restantes portos do arquipélago, que abrangem os de Palmeira (Sal), Porto Novo (Santo Antão), Sal Rei (Boavista) e Porto dos Cavaleiros (Fogo) e Mindelo (São Vicente), este último contemplando investimentos de 300 milhões de euros. In “Cargo Edições” - Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário