Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 17 de março de 2014

Porto de Itajaí

Movimentação de contêineres no Porto de Itajaí cresce 14% em 2014

A movimentação de cargas no Complexo Portuário do Itajaí foi considerada excelente em fevereiro de 2014. Juntos, o Porto Público e demais terminais instalados às margens direita e esquerda do rio homônimo operaram 89,29 mil TEUs (Twenty-foot Equivalent Unit - unidade internacional equivalente a um contêiner de 20 pés). O avanço, em relação a fevereiro do ano passado, foi de 17%. No entanto, os volumes movimentados no segundo mês do ano superaram, inclusive, as cargas de janeiro em praticamente 3 mil TEUs, o que elevou significativamente a média diária, de 2,37 mil TEUs, no primeiro mês do ano, para 2,71 mil TEUs, no último mês.

O acumulado de cargas no primeiro bimestre do ano ficou em 169,93 mil TEUs, com crescimento de 14% sobre a movimentação registrada em igual período do ano passado. "O avanço no volume de cargas operado já é reflexo na melhoria das condições de acesso e das profundidades alcançadas pela dragagem de manutenção", explica o diretor Executivo do Porto de Itajaí, Heder Cassiano Moritz.

Do total das cargas operadas no bimestre, o Porto Público e APM Terminals Itajaí (APMT) movimentaram 66,19 mil TEUs, com avanço de 14%. Já a Portonave Terminal Portuário Navegantes 103,73 mil TEUs. Com relação ao fluxo das cargas, 51% das operações foram importações e 49% foram exportações. Os frangos lideram a pauta de exportações do Complexo, enquanto as importações são lideradas pelos produtos mecânicos e eletrônicos.

"Os números registrados no primeiro bimestre geram um cenário bastante positivo para o Complexo Portuário do Itajaí no ano de 2014, quando devemos operar aproximadamente 1,2 milhão de TEUs. No entanto, é necessário que fiquemos atentos a continuidade dos investimentos programados para o Porto de Itajaí, que são as obras de reforço e retificação dos berços 3 e 4, a construção de nova bacia de evolução e adequação dos acessos e as dragagens de manutenção, para nos mantermos competitivos nos mercados regional e nacional", diz o superintendente do Porto de Itajaí, engenheiro Antonio Ayres dos Santos Júnior. In “Economia SC” – Brasil

O Complexo Portuário do Itajaí conta com uma bacia de evolução de 750 metros de extensão, 400 metros de largura e profundidade de 11 metros. O canal interno do Complexo tem o comprimento 3,2 mil metros, largura entre 120 metros e 150 metros e profundidade de 11 metros. O canal externo tem a extensão de 3,97 mil metros, largura de 120 metros e profundidade de 14 metros.

Sem comentários:

Enviar um comentário