Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

domingo, 16 de março de 2014

Portos a Oriente

Baía de Bengo
O porto de Nacala em Moçambique, o maior porto de águas profundas da África Oriental inicia a sua reabilitação e desenvolvimento, num projecto avaliado em 32 milhões de dólares que será financiado pelo Japão e que além da reabilitação das antigas instalações numa primeira fase e num período de 18 meses, prevê ainda a construção de novas infra-estruturas, estando previstas a finalização de todas as obras durante o ano de 2017.

Baía de Tibar
Entretanto em Timor Leste, ficaram pré qualificados para a construção, operação e manutenção do porto de Tibar, cujas obras devem iniciar-se no ano de 2015 e cuja operacionalidade deverá ocorrer no ano de 2017, quatro empresas, o consórcio entre as empresas portuguesas, Mota Engil Ambiente e Serviços, Mota Engil Engenharia e Construção e a belga Besix Group, a empresa inglesa POSNCO, subsidiária da DP World do Dubai, a empresa filipina ICTSI e a empresa francesa Bollore Consortium. Na primeira fase foram excluídas duas empresas chinesas, uma indonésia e uma australiana.

O porto que terá capacidade para um milhão de toneladas ano no transporte de mercadorias e servirá também para o transporte de passageiros, será concessionado por 30 anos, numa parceria público-privada entre o governo timorense e a empresa vencedora do concurso internacional. Baía da Lusofonia

Sem comentários:

Enviar um comentário