Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Moçambique – Invista no futuro, vença a malária

Standard Bank vs. Malária

Com o objectivo de complementar as acções do Governo, no quadro das celebrações do dia mundial da luta contra a malária, e sob lema "Invista no futuro: vença a malária", o Standard Bank ofereceu, este sábado, um total de 500 redes mosquiteiras ao hospital provincial da cidade de Quelimane.

Esta oferta, que representa o comprometimento do Standard Bank para com a erradicação da malária em Moçambique, está enquadrada na política de responsabilidade social corporativa do banco, visando criar melhores condições para as comunidades onde opera.

Tomaz Salomão, presidente do Conselho de Administração do Standard Bank, referiu que "o Banco quis associar-se a esta data, fazendo a doação ao hospital provincial de Quelimane de 500 redes mosquiteiras, para se solidarizar com todos os esforços que têm vindo a ser feitos no País, no âmbito da luta contra a malária, cientes de que esta doença constitui ainda um dos grandes problemas que continuamos a debater na saúde pública em Moçambique".

Por sua vez, a directora clínica do hospital provincial de Quelimane, Nélia Mutisse indicou que, ao nível da província da Zambézia, a malária constitui uma das principais causas de morbi-mortalidade. "No primeiro trimestre de 2014, a malária foi o principal motivo de consulta no serviço de urgências da nossa unidade sanitária, onde foram registados 2521 casos".

A directora hospitalar acrescentou ainda que a malária é, igualmente, a primeira causa de internamentos no serviço de pediatria daquele hospital, onde no primeiro trimestre do ano em curso foram registados cerca de 340 casos de internamento relacionados com a malária. "O peso da doença é enorme. Os casos de malária representam 40% dos casos de internamento no serviço de pediatria do hospital".

Para aquela responsável, esta oferta do Standard Bank vai permitir que, agora em diante, cada doente internado tenha a possibilidade de dormir sob protecção de uma rede mosquiteira tratada, de modo a evitar as picadas de mosquitos causadores da malária.

Importa referir que, no acto de entrega das redes, estiveram presentes dirigentes e jogadores da equipa do clube Ferroviário de Quelimane, no âmbito da parceria existente entre o Standard Bank e a Liga Moçambicana de Futebol, através da qual esta instituição financeira tem associado o seu patrocínio às acções de combate contra a malária.

Mcel entrega 5 mil redes mosquiteiras ao MISAU

No âmbito das celebrações do Dia Mundial de Luta Contra a Malária que, este ano decorrem sob o lema "Invista no Futuro: Vença a Malária", a Mcel-Moçambique ofereceu, na última sexta-feira, em Maputo, um total de cinco mil redes mosquiteiras ao Ministério da Saúde (MISAU).

O donativo visa apoiar as necessidades dos centros de saúde e unidades hospitalares em todo o País, no combate a esta doença, que afecta grande parte da população moçambicana, em particular as crianças e mulheres grávidas.

Dados de 2013 mostram que a malária, em Moçambique, foi responsável por 3.924 mil casos e 2.941 óbitos, números que constituem uma grande preocupação para o Governo, uma vez que podem influenciar negativamente no desenvolvimento do País, devido ao absentismo escolar e laboral, bem como a perda da mão-de-obra.

Intervindo no decurso das comemorações centrais do Dia Mundial de Luta Contra a Malária, ocorridas na capital do País, o administrador da Mcel, Macsud Ismail, disse que "o apoio ao sector da saúde reveste-se de capital importância no domínio das acções de responsabilidade social corporativa da mcel, pois, dentre as várias áreas de intervenção esta merece cada vez mais atenção de todos no nosso País".

A parceria entre a maior operadora de telefonia móvel do País, conforme salientou Macsud Ismail, "perdura há longos anos e a Mcel tem apoiado vários projectos neste sector, como forma de contribuir na resposta às diversas preocupações da saúde e garantir maior qualidade de vida dos moçambicanos".

Por sua vez, o ministro da Saúde, Alexandre Manguele, disse, na ocasião, que até ao momento já foram distribuídas mais de nove milhões de redes mosquiteiras tratadas com insecticidas e que a participação das empresas no apoio aos esforços do Governo para combater esta doença é muito importante, por isso incentivamos e encorajamos mais iniciativas como a que acabámos de testemunhar.

Porém, segundo sublinhou o governante, existe um desafio que se prende com o uso inadequado das redes por parte da população.

Relativamente ao tratamento desta doença, o ministro da Saúde disse que o País tem vindo a adoptar políticas cada vez mais eficazes baseadas em combinações terapêuticas com "artemisina", com o objectivo, não só de garantir a cura do doente, mas também de retardar o surgimento da resistência.

"Estas combinações terapêuticas têm sido associadas a estudos de resistência, efectuados de forma rotineira pelas nossas instituições de pesquisa em colaboração com o Programa Nacional de Combate à Malária", afirmou.

Importa realçar que as cerimónias centrais de comemoração do Dia Mundial de Luta Contra a Malária consistiram em actividades culturais, debate sobre desafios do futuro no combate à malária, para além das apresentações sobre a situação da malária em Moçambique e o papel da sociedade civil na luta contra este flagelo, feitas director nacional de Saúde Pública, Francisco Mbofana, bem como o Bispo Dom Dinis Sengulane. In “Olá Moçambique” - Moçambique




Sem comentários:

Enviar um comentário