Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Brasil – Porto de Antonina melhora acesso

Governo do Paraná dá início à dragagem do Porto de Antonina

Começa nesta segunda-feira, 19 de Maio de 2014, a dragagem do porto de Antonina. A obra integra a segunda fase dos trabalhos de dragagem que estão sendo realizados pela administração dos portos de Paranaguá e Antonina.

"Estamos cumprindo o cronograma estabelecido para esta campanha. Após finalizar o primeiro trecho, que abrangeu os berços de atracação e bacia de evolução do porto de Paranaguá, vamos dar início a esta importante obra que devolverá ao porto de Antonina condições de competitividade, além de promover o aumento substancial da movimentação", afirmou o superintendente dos portos do Paraná, Luiz Henrique Dividino.

A dragagem vai permitir que o canal de acesso ao porto de Antonina passe a ter 10 metros de profundidade. Hoje, o canal que dá acesso ao porto tem 8,30 metros.
"Este aumento de quase dois metros de profundidade significa, na prática, que será possível operar em Antonina navios com até 45 mil toneladas. Hoje, o limite de operação é com embarcações de 26 mil toneladas", disse o secretário de infra-estrutura e logística, José Richa Filho.

A expectativa é que a obra dure quatro meses. Segundo Dividino, a Appa quer concluir os trabalhos para permitir que o porto de Antonina atenda de forma mais eficiente a safra de fertilizantes 2014/2015.Atualmente, o porto de Antonina tem funcionado como um porto suporte para Paranaguá, no desembarque de fertilizantes.
“Pretendemos aumentar nossa participação no mercado de importação de fertilizantes e para isto Antonina deverá contribuir sobremaneira”, conclui Dividino.

Desde 2011 o governo do Paraná vem trabalhando no resgate da movimentação de mercadorias pelo porto de Antonina. No ano passado, o porto de Antonina movimentou 1,7 milhão de toneladas de mercadorias, o que representou alta de 41% em relação a 2012.

Para o diretor do porto de Antonina, Luís Carlos de Souza, o porto e a cidade de vem recebendo do governo do estado a atenção que não recebiam há décadas. "No ano passado, com a dragagem realizada, já conseguimos registrar um salto importante na movimentação. Agora, com este aumento de profundidade, os ganhos serão ainda maiores", avalia.

Os ganhos obtidos com a obra vão além da atividade portuária em si. O prefeito de Antonina, João Ubirajara Lopes lembra que a obra de dragagem reverterá recursos de ISS para o município. "Pelo nosso cálculo, serão quase R$ 2 milhões em impostos que investiremos nas estradas e infra-estrutura do município, para fazer frente ao aumento da movimentação que a obra trará para a cidade e toda a região", disse João Domero.

A dragagem de manutenção dos portos paranaenses é a terceira obra de dragagem realizada pelo governo do Paraná desde 2011. Estão sendo investidos R$115 milhões em recursos próprios para a realização do empreendimento. APPA - Brasil

Sem comentários:

Enviar um comentário