Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Lançamento da ARELP

Árvore de Recursos da Língua Portuguesa

Assinalando o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura, 5 de Maio, o IPOR – Instituto Português do Oriente passa, a partir dessa data, a disponibilizar na sua página na internet (www.ipor.org.mo) uma ferramenta de apoio ao ensino e à aprendizagem da Língua Portuguesa – a Árvore de Recursos da Língua Portuguesa – dirigida a formadores e aprendentes, na qual estão reunidos, de forma inovadora, 556 recursos disponíveis online organizados em 12 categorias.


Desenvolvida ao longo de um ano de trabalho, a ARELP permite aos docentes encontrar compilados num só local os principais documentos de referência para o ensino de PLE em vigor, materiais didáticos desenhados para uso em contexto letivo (Sala de Aula), bem como a ligação para ferramentas digitais que lhes permitirão criar materiais didáticos próprios, mais atrativos e adequados para os seus alunos (Ferramentas).

Aos aprendentes são fornecidas ligações para alguns dos principais recursos de referência disponíveis na rede (Referência), meios de comunicação social em língua portuguesa (Comunicação Social),  formas lúdicas de aprendizagem da língua (Sala de Aula, Jogos) bem como ligações para conteúdos de natureza cultural em língua portuguesa (cf. Cinema, Música, Exposições) e comunidades em linha facilitadoras de aprendizagens não formais (Redes).


Os investigadores são também um dos destinatários da ARELP, aí podendo encontrar a ligação para artigos científicos e teses de mestrado e de doutoramento produzidas recentemente sobre aspetos vários do ensino aprendizagem do português como língua estrangeira ou segunda.

Tendo privilegiado, na seleção dos recursos, o contexto de ensino do português na China e em Macau, a base está, no entanto, concebida para servir de referência aos seus destinatários principais (professores, aprendentes e investigadores de PLE) independentemente da geografia da sua atuação. A Árvore de Recursos da Língua Portuguesa não é, por isso, um projeto fechado. Espera o IPOR com esta iniciativa igualmente mobilizar a comunidade a quem ela se dirige no sentido de fornecer contributos que apoiem a sua melhoria e a sua permanente atualização.

A ideia de organização da ARELP decorre da 1º oficina para docentes do IPOR realizada no âmbito do programa interno de formação de docentes implementado por esta Direção em 2013. Concretamente, da reflexão aí produzida sobre “Novas Tecnologias da Informação no Contexto Educativo” pela Dra. Betânia Nunes, um dos docentes envolvidos neste projeto e responsável pela compilação dos dados. A ideia de desenvolver uma plataforma que permitisse reunir e facilitar o acesso por categorias ao conjunto alargado de recursos disponíveis na rede foi ganhando corpo e consistência, nela tendo também participado o Dr. João Paulo Pereira (a quem coube a revisão e anotação de cada um dos recursos), sob supervisão da Coordenação do Centro de Língua Portuguesa do IPOR.


Numa segunda, passarão igualmente a ser disponibilizados na ARELP materiais produzidos pelo corpo docente do IPOR e que resultam da reflexão metodológica que tem vindo a ser desenvolvida no quadro do referido plano de formação.

Privilegiou a atual Direção, num primeiro momento do seu mandato, a reorganização e a diversificação da oferta formativa e dos seus instrumentos de suporte. O lançamento da ARELP insere-se, agora, nas prioridades definidas para a segunda fase do mandato no domínio da formação em LP – a criação de dinâmicas internas alargadas vocacionadas para a produção de materiais e de ferramentas dirigidas à comunidade, com enfoque na intercompreensão. Pretende-se, desse modo, reforçar a dimensão do IPOR como instituição de formação e de produção de conteúdos em Língua Portuguesa, bem como de expressões culturais e artísticas que exploram o seu uso. IPOR - Macau

Sem comentários:

Enviar um comentário