Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 3 de junho de 2014

BESphoto

O Banco Espírito Santo e o Museu Coleção Berardo inauguram a 10.ª edição do BES Photo. A exposição, patente ao público até 7 de Setembro de 2014, reúne trabalhos inéditos de Délio Jasse (Angola), José Pedro Cortes (Portugal) e Letícia Ramos (Brasil).

Os três artistas a concurso para a 10.ª edição do BES Photo foram previamente nomeados pelos três membros do Júri de Seleção que acompanharam o panorama expositivo da fotografia no período a que reporta o prémio, e que individualmente representam o triângulo geográfico referido, composto por Jacopo Crivelli Visconti (Brasil), crítico e curador independente; João Fernandes (Portugal), subdiretor do Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, em Madrid; e Bisi Silva, curadora e fundadora/diretora do Centro de Arte Contemporânea de Lagos, CCA Lagos (Nigéria).

Délio Jasse "Ausência Permanente"
Délio Jasse “Ausência Permanente”
A série Ausência Permanente desenvolve uma reflexão acerca dos vestígios do passado e da influência deles no presente. Através da sobreposição de rostos, carimbos e lugares, a ausência do que foi mantem uma própria presença, ganhando porém novos significados e novas narrativas.

A série é composta por 9 imagens em preto e branco, nas quais os diferentes documentos fotográficos fundem-se, criando uma camada uniforme que, tendo vários níveis, permite de ler a imagem de diferentes perspectivas. As imagens foram criadas através do processo analógico, dando diferentes tempos de exposição para cada elemento. A série é apresentada como instalação no chão, cujos elementos centrais são a água e a luz.

José Pedro Cortes "Um Eclipse Distante"
José Pedro Cortes "Um Eclipse Distante"
O trabalho apresentado por José Pedro Cortes, é um conjunto de imagens inédito em que o autor renova a sua exploração da relação fotógrafo-modelo. O corpo aparece como tema central desta exposição associado a uma arquitectura do sul, frágil e cheia de luz.



Letícia Ramos "Nós sempre teremos marte"
Letícia Ramos "Nós sempre teremos marte"
A série de trabalhos apresentados nesta exposição é uma homenagem a imaginação científica romântica, a ideia do futuro dos anos 50, aos inventores multidisciplinares e aos descobridores de mundos distantes. O nome da exposição, título que encontrei em uma matéria de jornal, faz uma referência literal a frase "Nós sempre teremos Paris " do filme Casablanca e a chegada da Curiosity a Marte no ano passado. Este conjunto de obras apresenta-se como uma narrativa de ficção - científica, um inventário de imagens que falam do cientista perdido no tempo e no espaço. A exposição, é composta de fotografias, produzidas a partir de processo de microfilmagem, assim como de uma curta-metragem de 35mm VOSTOK. O filme, realizado a partir de miniaturas, mostra a trajetória de um micro-submarino à deriva nas profundezes de um lago pré-histórico submerso no gelo Antárctico.

Os artistas selecionados apresentam os seus trabalhos no Museu Coleção Berardo numa primeira exposição que estará patente até 7 de Setembro de 2014, e que itinera para o Instituto Tomie Ohtake onde será apresentada entre Outubro de 2014 e Janeiro de 2015. O Banco Espírito Santo, o Museu Coleção Berardo e o Instituto Tomie Ohtake juntam-se assim com o intuito de promover a criatividade e integração dos artistas plásticos contemporâneos de língua portuguesa no panorama internacional.

O vencedor do BES Photo 2014 será conhecido a 2 de Julho. A decisão será tomada pelo Júri de Premiação composto por Elvira Dyangani Ose, curadora de arte internacional da Tate Modern de Londres; Luis Weinstein, fotógrafo e organizador do Festival Internacional de Fotografia de Valparaíso; e María Inés Rodríguez, diretora do CAPC, Musée d’Art Contemporain de Bordeaux, a quem caberá a atribuição daquele que já se afirmou como o principal prémio de arte contemporânea em Portugal de estatuto internacional.

Numa primeira fase, cada artista selecionado recebeu uma bolsa para a produção do projeto agora apresentado na exposição BES Photo. Num segundo momento, que corresponde à fase de premiação, um júri internacional, com nacionalidades distintas daquelas que são as dos artistas selecionados, elegerá o vencedor do prémio, com base nos projetos expostos no Museu Coleção Berardo. O valor do prémio é de 40.000 Euros. BES - Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário