Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Programa Marco Polo II

Programa Marco Polo II apoia três ligações ferroviárias com Portugal

O programa europeu que promove a transferência de cargas do modo rodoviário para os modos ferroviário e marítimo, divulgou em Maio a lista de 27 projectos selecionados para receber apoio financeiro no âmbito do programa Marco Polo II. Dos 27 projectos eleitos, três contemplam o estímulo das ligações ferroviárias entre Portugal e Espanha.

Os tráfegos de madeira, papel e metais, são as cargas que o documento do programa destaca no incremento do transporte ferroviário ibérico. Os operadores Comsa/IberCargo Rail nos tráfegos de madeira entre a Galiza e a região centro de Portugal para a Indústria do Papel. O transporte de exclusivo de metais da Transfesa. E a optimização do serviço existente, mais o aumento para dois comboios semanais da Sociedad Industrias Celulosa Aragonesa (SAICA), são os tráfegos que o programa considerou enquadrarem as premissas para projectos elegíveis dentro do financiamento Marco Polo II.

No tráfego actual da Transfesa com Portugal pode destacar-se a presença da CP Carga, como parceira, nos actuais tráfegos de metais entre Espanha e as siderurgias da Maia e Seixal, em Portugal.

O processo de candidaturas foi lançado em Março de 2013. O apoio insere-se no programa Marco Polo II (2007-2013) com um orçamento global de 400 000 000 EUR. Rui Ribeiro – Portugal in “Cargo Edições”

Sem comentários:

Enviar um comentário