Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Brasil – Portos da Bahia batem recorde de mercadorias

Portos baianos batem recorde de movimentação de carga geral. Movimentação chegou a ordem de 18,8 milhões de toneladas, a maior de todos os tempos para o período.

Foto: CODEBA - Porto de Salvador
O Complexo Portuário da Bahia fechou o primeiro semestre do ano com uma movimentação geral de cargas da ordem de 18,8 milhões de toneladas, a maior de todos os tempos para este período. Isoladamente, os portos públicos de Aratu-Candeias, Salvador e Ilhéus, administrados pela Codeba (Companhia das Docas do Estado da Bahia), movimentaram cerca de 5,7 milhões de toneladas, 1 milhão a mais que nos seis primeiros meses de 2013.

Aratu-Candeias respondeu por 60% da movimentação registrada no semestre pelos portos públicos, com um aumento de 650 mil toneladas, em relação ao mesmo período do ano passado. Minérios de cobre e ferro, além dos granéis líquidos, sobretudo fertilizantes, se destacaram na pauta de produtos movimentados. Já o Porto de Salvador registrou um aumento de 15% em relação a 2013, movimentando 2 milhões de toneladas, reflexo do crescimento das operações de cargas conteinerizadas. Em termos percentuais, o melhor desempenho foi alcançado pelo Porto de Ilhéus, com um incremento de 50% em relação ao ano passado. A retomada das exportações de soja influenciou decisivamente para esse resultado.

Aliado aos portos públicos, a movimentação nos terminais de uso privado também apresentaram evolução, somando mais de 13 milhões de toneladas, com crescimento na ordem de 5% em relação ao primeiro semestre passado. Guia Marítimo - Brasil

Sem comentários:

Enviar um comentário