Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Guiné Equatorial – A dias de ser membro de pleno direito da CPLP

A Guiné Equatorial, antiga colónia portuguesa até ao final do séc. XVIII e posterior colónia espanhola até à independência a 12 de Outubro de 1968, tem estado nos últimos tempos no centro das notícias mundiais devido à sua próxima adesão como membro de pleno direito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Na Europa a preocupação é grande com esta adesão, desde a França que tem grandes interesses económicos neste pequeno país quase do tamanho do Alentejo, como a Espanha que tem perdido nos últimos anos a influência que exercia na Guiné Equatorial, para além dum sector da sociedade portuguesa, mais ligada a interesses que ultrapassam as fronteiras portuguesas.


Na última semana visitaram a Guiné Equatorial o actual Primeiro-Ministro espanhol Mariano Rajoy como o anterior Primeiro-Ministro José Luís Zapatero, que estão a desenvolver esforços para uma melhoria das relações entre os dois países, Espanha e a Guiné Equatorial.


Não é de estranhar numa altura em que se aproxima a cimeira de chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) a 24 de Julho próximo em Dili, Timor-Leste, o aparecimento de notícias a denegrir a imagem da Guiné Equatorial em meios de comunicação social em Lisboa ou Luanda e que rapidamente se espalham pelo mundo de língua portuguesa.

A notícia de hoje divulgada pela comunicação social é sobre um cidadão italiano de nome Roberto Berardi, que está a cumprir uma pena de 28 meses de prisão, condenado por desvios de fundos de uma empresa que era sócio.

O cidadão Roberto Berardi com o embaixador italiano Stefano Ponteselli

No passado dia 06 de março de 2014 o embaixador italiano Stefano Pontesilli acreditado na Guiné Equatorial mas com residência na capital da República dos Camarões deslocou-se a Bata para inteirar-se do estado de saúde do cidadão italiano e das condições da cela onde o prisioneiro está preso.

O embaixador Stefano Pontesilli visitou o recluso na cadeia e constatou do estado em que se encontrava Roberto Berardi e no final da visita falou à comunicação social sobre a situação em que se encontrava o prisioneiro.

O embaixador Stefano Ponteselli falando à comunicação social

Passados quatro meses o cidadão italiano volta a ser notícia, conforme o artigo que pode aceder aqui. Baía da Lusofonia

Sem comentários:

Enviar um comentário