Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 5 de julho de 2014

Macau – Lançamento da obra “Viagem por Macau”

A cidade e as suas gentes ao longo de quatro séculos

“Viagem por Macau” reúne textos que descrevem a cidade entre os séculos XVII e XX. O lançamento é a 7 de Julho, na Fundação Rui Cunha.

Os autores Cecília Jorge e Rogério Beltrão Coelho apresentam segunda-feira, 7 de Julho de 2014, às 18h30, na Fundação Rui Cunha, “Viagem por Macau”, uma obra que reúne referências a Macau, na bibliografia estrangeira, do século XVII ao século XX.

A obra agrupa em 1666 páginas, distribuídas em quatro volumes, textos que descrevem a cidade e a sua população, e que tecem considerações e comentários sobre a vida de Macau bem como os seus momentos políticos mais significativos.

Um trabalho com o mesmo título, assinada também por Cecília Jorge e Rogério Beltrão Coelho, tinha sido já publicada em dois volumes, respectivamente em 1997 e 1999, limitando a recolha de textos a finais do século XIX, conforme o comunicado dos editores.

A nova edição abrange relatos do século XX e amplia os séculos anteriores, inserindo notas biográficas de todos os autores citados, o que não acontecia nas edições de 1997 e 1999. Tratam-se de “registos de diários, relatórios, cartas e crónicas de navegadores, cientistas, aventureiros, missionários católicos e protestantes, bem como jornalistas, franceses, ingleses, holandeses, italianos, espanhóis, austríacos, alemães, húngaros, russos e americanos, que passaram por Macau”, nas versões originais, acompanhadas da tradução em português.

“Viagem por Macau” é uma co-edição Livros do Oriente e Instituto Cultural e “pretende ser apenas uma ferramenta – um trabalho de divulgação séria e fundamentada – uma arca de sótão onde se guardam as recordações…”. Aos historiadores, sociólogos e antropólogos caberá agora “fazer a análise dos textos e tirar as conclusões necessárias à compreensão de um qualquer momento da História de Macau e dos comportamentos dos que a viveram”, desafiam os autores. In “Ponto Final” - Macau

Sem comentários:

Enviar um comentário