Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Portugal – Porto de Sines cresce 41% nos contentores

Nos primeiros seis meses deste ano de 2014 a movimentação de contentores cresceu 41% face a igual período do ano transacto, com um total de 596.474 TEU. A tendência de crescimento deste segmento de carga intensificou-se na segunda metade do semestre, com Abril, Maio e Junho a ultrapassarem sempre os 100.000 TEU mensais.

Relativamente ao total de mercadorias movimentadas, apesar da paragem técnica da refinaria de Sines por um período de 2,5 meses, foram movimentadas 17.364.576 toneladas, valor praticamente similar ao 1.º semestre do ano anterior.

Os destinos das mercadorias têm sofrido uma importante alteração, com os mercados fora da UE a crescerem muito significativamente quando comparados com os destinos dentro da UE que têm tido uma retracção.

Igualmente as exportações têm tido um comportamento de crescimento (+5%) comparativamente às importações que regrediram 3%. As principais mercadorias exportadas foram os produtos refinados, as pedras e cerâmicas, o gás natural, pasta e papel, carvão, peças e maquinaria, produtos alimentares, propileno e mesclas. Os principais destinos foram os Estados Unidos, México, China, Brasil, Argentina, Reino Unido, Espanha, França, Noruega, entre outros.

O número de navios operados cresceu 3%, com um total de 965 navios, a par do aumento do porte dos mesmos (Gross Tonnage) que cresceu 14%. Porto de Sines - Portugal


Sem comentários:

Enviar um comentário