Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Angola – Prevenção ao surto da epidemia do ébola

Direcção Provincial da Saúde aperta o cerco a entrada do vírus ébola através do Porto do Lobito

A Direcção Provincial da Saúde em Benguela está a adoptar medidas estratégicas apropriadas para prevenir a entrada, no país, do vírus Ébola que está a assolar a região ocidental de África, particularmente a vizinha República Democrática do Congo (RDC).


Um comunicado enviado pela área marítima do departamento provincial de Inspecção e Fiscalização da direcção provincial de Saúde, à Capitania do Porto do Lobito, faz saber que “por razões alarmantes que se está a viver nos países da África Ocidental devido ao surto da epidemia do Ébola, os navios provenientes dos países afectados serão obrigatoriamente submetidos a quarentena durante três dias, como forma de despistar eventuais casos da doença”.

O documento que o Conselho de Administração do Porto do Lobito teve acesso, revela que após serem tomadas as devidas precauções “ os navios poderão atracar no Porto do Lobito para as suas operações normais”.

A direcção provincial da Saúde informa que “a equipe de serviço ou a autoridade indicada para visita e inspecção aos navios, deverá tomar todas médias de precaução, munindo-se com equipamentos de proteção tais como, luvas e máscaras, evitando também apertos de mãos”.

O comunicado que vimos citando esclarece ainda que para fazer face a ameaça “não será admitida a saída da tripulação do navio para a área territorial”.

Recorde-se que Angola passou a integrar o grupo de países com risco "moderado a alto" de infeção por Ébola, depois de casos confirmados na República Democrática do Congo (RDC). Por isso, as autoridades sanitárias angolanas preocupadas com essa estão agora a "redobrar" e a "acelerar" a mobilização de equipas para o controlo, alerta e vigilância sanitária, nomeadamente nos postos de fronteira a norte, portos e aeroportos.

O vírus Ébola é um dos mais contagiosos ao homem e o seu nome vem de um rio no Congo, onde ele apareceu pela primeira vez na década de 1960. A contaminação acontece pelo contacto com o sangue, fluídos corporais ou tecido de uma pessoa infectada. Depois do período de incubação do vírus, aparecem sintomas como dor de cabeça e no corpo, que evoluem para vômitos, insuficiência hepática e hemorragia interna e externa. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o Ébola tem índice de fatalidade de 90%. Porto de Lobito - Angola

Sem comentários:

Enviar um comentário