Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Azawad – Movimento para a libertação trabalha na diplomacia

O Movimento para a Libertação de Azawad (MNLA) anuncia a inauguração, "de uma embaixada temporária" em Amsterdão. Em Bamako, capital do Mali os responsáveis observam em silêncio enquanto a população está indignada apesar das garantias da Holanda que consideram como uma simples manifestação da liberdade de expressão.

Moussa Ag Assarid um dos líderes do movimento confirmou à BBC a inauguração das instalações esta semana de Setembro em Amesterdão; descreve-a como "uma missão diplomática temporária... Uma embaixada como parte da democracia que não se enquadra no âmbito das Convenções de Viena." A Secretária para os Assuntos Públicos da representação diplomática dos Países Baixos em Bamako diz que este é realmente um centro cultural, uma iniciativa privada. 


A população não deve interpretar mal o termo "embaixada", em virtude, refere a Secretária, não existe nenhuma relação diplomática entre o seu país, a Holanda e o MNLA.

Amsterdão considera a inauguração da "embaixada" como uma manifestação de liberdade de expressão e segundo a diplomata, o seu país não vai impedir a iniciativa.

Nas próximas semanas, outros três embaixadas serão abertas na Inglaterra, Rússia e Suíça.

De acordo com vários especialistas na contenda da Casamansa, o reconhecimento da questão do Azawad poderia impulsionar o braço político do Movimento das Forças Democráticas da Casamansa a seguir este caminho. Saliou Cissé - Casamansa

Sem comentários:

Enviar um comentário