Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 13 de setembro de 2014

CE-CPLP – Secretário-Geral José Lobato entrevistado

O que é a Confederação Empresarial da CPLP (CE-CPLP)? Qual é o vosso objetivo?

A CE-CPLP é uma organização já com dez anos de existência que tem trabalhado para a cooperação entre as estruturas de representação associativa dos países-membros da CPLP com o objetivo de criar condições para facilitar o desenvolvimento de negócios na nossa comunidade. O nosso objetivo principal é facilitar e fortalecer as relações empresariais entre associações e empresas dos países membros e observadores, incluindo ainda os territórios com ligações históricas à CPLP, através da facilitação dos contactos para, prioritariamente, aumentar as importações e exportações dos nossos Associados e demais empresariado da nossa Comunidade.

Qual é a vossa ligação com a CPLP?

A nossa ligação com a CPLP já é anterior à nossa própria fundação. Aliás, foi a partir da própria CPLP que se fundou a CE-CPLP, através das decisões tomadas nas Cimeiras da CPLP. Há pouco tempo, na comemoração do nosso 10.º aniversário a 4 de Junho de 2014, assinamos um Memorando de Entendimento com a CPLP, como forma de reforçar e estreitar o nosso laço como organização. A CPLP terá o nosso apoio para qualquer evento, acontecimento que queira organizar e nós teremos o mesmo suporte da parte da CPLP, como uma relação recíproca. O Memorando foi assinado com intuito de solidificar uma relação de cooperação, de união e de trabalho conjunto que vai durar vários anos. A CE-CPLP faz parte da CPLP como Observador Consultivo e preside à Comissão de Economia e Empresariado da CPLP, é importante que se saiba.

A CE-CPLP foi fundada em 2004. Desde então, como analisa a evolução das trocas comerciais entre os países membros?

Tem sido uma evolução progressiva, em particular nos últimos anos, fruto da captação e partilha de experiências e da maturidade evolutiva dos nossos países. A evolução da estabilidade de boa governação tem contribuído para essa dinamização das trocas comerciais. Com a atual dinâmica da Confederação, irá certamente acelerar esse propósito, que vai permitir, dentro de poucos anos, tornar a CPLP uma referência económica a nível internacional. Um dos passos que estamos a tomar nessa direção é a abertura de Delegações nos demais países, que permitem que aumentemos a nossa presença junto dos empresários e das economias.

A CPLP conta com mais um novo membro, a Guiné-Equatorial. Como está a ser processada a sua integração na CE-CPLP? Já têm sido estabelecidos contactos que possam levar a trocas entre esta e os outros membros da CPLP?

A Guiné Equatorial entrou na CPLP como membro de pleno direito e de igual presença na Comunidade. Com certeza que a sua entrada para o nosso conjunto de países foi vista com algum receio, porém e apesar das adversidades, a Guiné Equatorial foi integrada rapidamente no seio da Confederação Empresarial da CPLP, desde que foi anunciada a sua adesão à comunidade. De tal modo que já temos planeado o 2º Encontro de Bancos, Seguradoras e Instituições Financeiras nos Países da CPLP e estamos a organizar também 1º Encontro de Mulheres Empresárias e Empreendedoras dos Países da CE-CPLP e a Mostra de Saberes e Sabores da CPLP.

Em relação a trocas de informação sobre o país, os pedidos de informação e de contacto são praticamente diários, o que mostra que a Guiné Equatorial se quer afirmar como uma mais-valia para a CPLP e que há um potencial de investimento por explorar.

Do ponto de vista da CE-CPLP, como analisa a entrada da Guiné-Equatorial na CPLP?

É uma entrada positiva. Tal como referi anteriormente, a Guiné-Equatorial tem dado provas de que a sua pertença à comunidade é positiva. É um país com forte poder de compra, uma das economias mais fortes do continente Africano e com um vasto mercado de investimento em muitos sectores. A entrada da Guiné Equatorial permite que a CPLP se aproxime de mais uma zona por explorar em África e prevê-se, no futuro, uma maior presença do país.

O objeto da CE-CPLP esgota-se nos seus membros, ou existe abertura para incentivar as trocas com outros países? Existem desenvolvimentos nesse sentido?

Os objetivos da CE-CPLP focam-se primeiramente nos seus membros, pois têm ligação para com a língua portuguesa indireta ou diretamente. Porém, isso não significa que não haja uma abertura e um incentivo a procurar trocas e negócios com países fora da comunidade. Qualquer ação tem por norma o crescimento económico de cada país e automaticamente o crescimento económico da CPLP. Câmara Comércio e Indústria Luso-Peruana - Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário