Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Guiné Equatorial – Empenhamento na implementação da língua portuguesa

O representante permanente da Guiné Equatorial na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Tito Mba Ada, garantiu ontem, em Braga, que o seu país está empenhado na implementação efectiva do Português como língua oficial da Guiné Equatorial.

Três meses após a adesão do país africano como membro de pleno direito da CPLP, Tito Mba Ada deu assim nota de que a Guiné Equatorial pretende “dar um salto quantitativo na implementação e desenvolvimento da língua portuguesa” e espera contar com o apoio dos parceiros da CPLP nesta missão.

Tito Mba Ada falava na sessão de encerramento da conferência ‘Perspectivas da Língua Portuguesa’, organizada pela Comissão Técnica de Promoção e Difusão da Língua Portuguesa da CPLP e pela Universidade do Minho.


O representante da Guiné Equatorial realçou que o convite para integrar esta conferência “traduz o reconhecimento” do novo estatuto do país. “Este convite abre também a possibilidade de nos juntarmos num momento de reflexão sobre as potencialidades da língua portuguesa nas suas variadas vertentes”, frisou, realçando que o seu país não quer perder a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento dos parceiros da CPLP. E afirmou que também vai contribuir para esse desenvolvimento, pois “apesar de pequeno, conta com muitos recursos que são colocados à disposição desta parceira no âmbito da CPLP”.

Fátima Fonseca, representante da Fundação Luso-Americano para o Desenvolvimento, que integrou a organização, realçou que esta conferência foi enriquecedora e vincou a importância de se incrementar o potencial da língua portuguesa, nomeadamente ao nível da produção científica e da cooperação académica entre os países da CPLP.

Já Miguel Bandeira, vereador com o pelouro de ligação às universidades, realçou a importância de Braga ser anfitriã desta conferência, numa altura em que a cidade está empenhada em se abrir ao mundo.

Já o reitor, António Cunha, vincou que a Universidade do Minho está empenhada no desenvolvimento dos países da CPLP. “A construção do futuro assenta em parcerias”, sustentou. Marlene Cerqueira – Portugal in “Correio do Minho”

Sem comentários:

Enviar um comentário