Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Lusofonia - Concurso para jovens poetas lusófonos


A EMERGENTE é miscigenada: canta o fado, fala crioulo, dança samba e semba ao fim da tarde, come tapioca e caril, bebe chá de jasmim e cheira a especiarias.

O escritor Samuel Pimenta, Prémio Jovens Criadores 2012, condecorado com a Comenda Luís Vaz de Camões em 2014 e galardoado com o Prémio Liberdade de Expressão 2014 em Outubro passado pela Associação de Escritores de Angra dos Reis (Brasil), lançou um concurso para poetas dos 18 aos 30 anos para a participação na antologia “Emergente – Novos Poetas Lusófonos”, que decorre até 31 de Dezembro de 2014, numa parceria com a editora Livros de Ontem e está aberto a todos que se expressam em língua portuguesa, qualquer que seja a sua variante, quer pertençam aos países lusófonos, às regiões como a Galiza, Macau, Goa, Malaca, Casamansa ou outro espaço lusófono, poetas falantes de língua portuguesa na diáspora, ou simplesmente cidadãos que escrevam em português.

“Iniciativas como esta, viradas para jovens poetas, são pouco recorrentes no âmbito da lusofonia. Por isso pretendemos seleccionar até 12 jovens poetas emergentes de todo o universo lusófono e reuni-los numa publicação anual. Queremos que a Emergente tenha uma voz plural e que seja representativa do Português que se fala em todo o mundo.”, explica Samuel Pimenta, coordenador da antologia.

Face às dificuldades que muitos jovens poetas encontram em afirmar-se no mercado editorial, a antologia “Emergente” pretende criar um espaço de oportunidade e de reconhecimento que possibilite a projecção nacional e internacional dos seus participantes.

“Independentemente do local onde residam os poetas, a única condição é expressarem-se em Português, qualquer que seja a sua variante. Estão por isso incluídos, também, todos os poetas que vivem na diáspora, assim como os que não têm o Português como língua materna, mas que optam por escrever em Português.”, explica João Batista, CEO e editor da Livros de Ontem.

O júri do concurso é composto por Samuel Pimenta, um membro da editora Livros de Ontem e por um terceiro elemento surpresa, que será revelado em breve.

“Será um poeta ou uma poeta já com uma carreira sólida e reconhecida.”, adianta Samuel Pimenta.

Para saber mais sobre a antologia e o regulamento, consulte aqui. Baía da Lusofonia



Editora Livros de Ontem - Rua João Ortigão Ramos, Nº 34, 6º Frt - 1500-364 Lisboa - Portugal http://livrosdeontem.pt/ - geral@livrosdeontem.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário