Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Macau – AILP realiza o seu IV Congresso Internacional



Associação Internacional de Linguística do Português (AILP) convida a todos para o seu IV Congresso Internacional a ser realizado no Departamento de Português (DP) da Universidade de Macau.

Como há, em termos mundiais, uma grande lacuna de conhecimentos sobre a presença da Língua Portuguesa na Ásia em tempos pós-coloniais e de superdiversidade, uma das principais temáticas do encontro será essa. Nesse sentido, além da fundamental atuação de linguistas de diferentes áreas e de diferentes países, o congresso contará com as contribuições de palestrantes de contextos asiáticos: professores, pesquisadores, professores, diretores de Departamentos e de Institutos de Português. Será a primeira vez que estarão reunidos todos esses representantes de países asiáticos para discutir o Português que é usado, ensinado, pesquisado e promovido nesse lado do mundo.

Outro aspecto que o congresso quer destacar é a concepção do português como língua pluricêntrica. A onda mais recente de investigações socioculturais em e sobre a língua portuguesa, desenvolvidas na Ásia especialmente na Universidade de Macau, tem evidenciado novas marcas e tonalidades que evidenciam o português como uma língua transnacional. É insustentável falar em línguas puras, homogêneas, associáveis a um povo específico e faladas, com exclusividade, em um território circunscrito. Assim, o que sobretudo precisa ser sublinhado é a ideia de uma língua-legião: porque são muitas as línguas portuguesas. E como vêm sendo faladas por sujeitos com heranças linguísticas e culturais imprevisíveis, na Ásia e em outros espaços, vão sendo alimentadas, (re)criadas, e, assim, vão se manifestando saudáveis, mestiças, carregadas com as contradições dos seus falantes.

Este evento tem o apoio do IILP e será organizado a partir de conferências, mesas-redondas, simpósios e oficinas.


Poderá aceder à programação aqui. AILP - Macau

Sem comentários:

Enviar um comentário