Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Portugal – Coimbra, Universidade do conhecimento em língua portuguesa

“…Nós somos e continuaremos a ser uma Universidade em Língua Portuguesa. É uma Universidade que não tem nenhum problema, pelo contrário, tem a obrigação de conseguir que os seus estudantes falem outras línguas, nós temos que preparar os nossos estudantes para o mundo, e portanto têm todos de dominar várias línguas, mas o ensino é e estou absolutamente convencido continuará a ser em língua portuguesa, porque uma língua, só o é, se for também uma língua de conhecimento.

Uma língua só é viva, só trará futuro se for também uma língua do conhecimento, não pode ser apenas a língua da família, não pode ser apenas a língua do contacto social, não pode ser apenas a língua da literatura e da poesia, tem que ser também a língua da ciência, a língua da técnica, a língua da transmissão do conhecimento que faz andar o mundo, e isso é algo que só as Universidades podem ter, podem trazer, a Universidade de Coimbra muito em particular como compreendem com uma responsabilidade muito maior, dada a longevidade, mas todos em conjunto mantendo essa mesma via...” Gabriel Silva – Portugal

João Gabriel Monteiro de Carvalho e Silva - Concluiu em 1980 a licenciatura em Engenharia Electrotécnica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) com a classificação final de 18 valores. Em 1988 obteve o grau de Doutor pela Universidade de Coimbra em Ciências de Engenharia, especialidade de Informática, tendo sido aprovado por unanimidade, com Distinção e Louvor. Tem tido uma participação intensa na gestão universitária, quase ininterrupta desde que entrou na Universidade de Coimbra em 1975. Pertenceu ao Senado desde 2001 e foi eleito para a Assembleia da Universidade de 1998 até à sua extinção em 2008. Foi membro da Assembleia Estatutária em 2007/2008 e do Conselho Geral em 2008 e 2009. Foi eleito Diretor da FCTUC em 2009 - cargo que ocupou até 2011 - depois de ter sido eleito Presidente do Conselho Directivo e do Conselho Científico em 2006 e re-eleito em 2008 para os dois cargos. No plano internacional teve uma intervenção central na participação da FCTUC nos programas de cooperação de Portugal com a Universidade de Carnegie Mellon e o Massachusetts Institute of Technology. Participou ainda em diversas reuniões do Grupo de Coimbra, e em outras missões pontuais, em particular junto da Comissão Europeia.


Sem comentários:

Enviar um comentário