Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Portugal – Teatro "Paiaçú ou Pai Grande"

Para alguns autores contemporâneos o padre António Vieira ("Paiaçú" ou Pai Grande como lhe chamavam os gentios no Brasil de seiscentos) foi um pioneiro e paradigma de interculturalidade. Esta ideia, estimulante, convida-nos a escutar excertos de alguns sermões que Vieira escreveu afirmando que "melhor é sustentar do suor próprio, que do sangue alheio". PAIAÇÚ é, assim, um texto síntese de muitos escritos de padre António Vieira em defesa da libertação dos escravos índios e negros em terras do Maranhão, no séc. XVII. No entanto, as suas palavras são de uma atualidade perturbante uma vez que muitas das razões invocadas contra a libertação dos escravos pelos opositores a Vieira, são as mesmas que no séc. XXI continuam a justificar a exploração agressiva de homens e de mulheres, despedimentos coletivos, atentados à dignidade humana. Ontem como hoje, as palavras de Vieira interpelam-nos a meditar sobre a nossa capacidade de respeitar os sentimentos, direitos, diferenças daqueles e daquelas que convivem connosco quotidianamente.

A palavra, que o Teatro preserva e acarinha, é assim também para nós, artistas, o que foi para Vieira, padre: uma semente. Que, em crescendo, se transforme, e transforme cada homem que a receba. Museu de São Roque – Portugal

"PAIAÇU ou Pai Grande” - Igreja de São Roque - De 27 de Outubro de '14 a 25 de Maio '15

Dramaturgia Miguel Abreu e João Grosso
Interpretação João Grosso e Sílvia Filipe ou Fernando Pedro Oliveira e Sílvia Filipe

PÚBLICO EM GERAL | Sábados: 22 Nov, 29 Nov e 13 Dez ´14 | 18h30
PÚBLICO ESCOLAR | Segundas-feiras, às 10h, excepto feriados e férias escolares | Representação teatral dirigida a jovens dos 15 aos 18 anos de idade, inseridos em grupos escolares ou outros grupos organizados.

INFORMAÇÕES E RESERVAS
 Participação mediante marcação prévia e aquisição do Programa (5€)
 Público escolar: 213 235 824/233/065
 Público em geral: 919 732 693 | 213 430 746 | www.cassefaz.com

Sem comentários:

Enviar um comentário